Um grupo de 120 estudantes das Escolas Municipais Pró-Morar Barigui e Maria do Carmo Martins, ambas na CIC, assistiram à peça Clarice Matou os Peixes, no Memorial de Curitiba, nesta segunda-feira (2/5). A atividade faz parte do programa Linhas do Conhecimento, que transforma pontos de interesse de Curitiba em uma imensa sala de aula.
No palco, os personagens tentam descobrir quem seria o culpado pela morte de dois peixinhos, levando as crianças a uma reflexão sobre o direito à vida dos animais e o cuidado com o meio ambiente.
Foi mais uma lição de educação ambiental, com a participação da Fundação Cultural de Curitiba, e que contou com a presença do prefeito Rafael Greca e dos integrantes da Família Folhas, que recepcionaram os estudantes na entrada do Memorial. Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a presidente da Fundação Cultural, Ana Castro.
"Aproveitem as lições da Família Folhas e desta peça, de respeito a toda a natureza, para fazermos um mundo melhor", disse Greca.
A peça fica em cartaz no Teatro Londrina até 13 de maio, e mais de 20 escolas participarão.
"Eu adoro teatro, mas esta peça é nova pra mim, muito legal", disse Érika Bueno da Silva. "Também gosto de teatro", afirmou Maria Eduarda Oliveira.
Já Gustavo Marc Sena se encantou com os Folhas. "Eles são muitos", constatou, ao encontrar Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco, o pet folha de Fifo.
O programa Linhas do Conhecimento retomou em março - mês de aniversário da cidade - suas atividades presenciais para o ano letivo de 2022. Criado em 2017, o Linhas oferece atividades de campo e propostas lúdicas e culturais em parques, museus, Faróis do Saber, entre outros espaços urbanos.
Ao longo de 2020 e até o final do primeiro semestre de 2021, devido à pandemia covid-19, as propostas do Linhas do Conhecimento eram realizadas apenas de maneira remota, por videoaulas da TV Escola Curitiba (na tv aberta e no YouTube), propostas virtuais, vídeo e e-books, divulgados na página do programa e no facebook da Educação.
Saiba mais sobre o Linhas do Conhecimento