A rapper Karol Conka foi apontada pelo jornal inglês The Guardian como a artista que representa Curitiba, numa lista destinada a mostrar a boa qualidade da música brasileira em cada cidade sede da Copa do Mundo 2014. No texto, publicado esta semana, o jornal procura revelar um Brasil além dos clichês do Carnaval e longe do samba, bossa nova e funk, os gêneros do País mais populares do internacionalmente e que, segundo o jornalista Lewis Robinson, autor da matéria, são ritmos “firmemente associados à cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro".
“Foi um boa surpresa”, disse Karol, lembrando como é difícil uma voz de Curitiba ter destaque internacional. “Este momento é de valorização da nossa terra e só veio confirmar o interesse de europeus pelo meu trabalho.”.
Karol se prepara para fazer em 2014 uma turnê na Europa, além de lançar novos singles, divulgar o disco Batuk Freak e trabalhar muito. Sobre a Copa do Mundo, ela lembra que recentemente a música "Boa Noite" virou trilha sonora do mundialmente famoso game Fifa 14, um simulador de futebol; além de ter tocado no Sun Life Stadium, em Miami, no intervalo da partida entre Brasil e Honduras. “Também empresto minha voz à faixa "Bota", produzida pelo grupo português Buraka Som Sistema para a propaganda de uma linha de chuteiras", conta.
A relação publicada pelo Guardian inclui também Os Mutantes, escolhidos para representar São Paulo, Satanique Samba Trio (Brasília), Nação Zumbi (Recife), Lucas Santtana (Bahia), Elis Regina (Porto Alegre), Os Acossados (Manaus), Khrystal (Manaus), Jorge Ben Jor (Rio de Janeiro), Cidadão Instigado (Fortaleza), Graveola (Belo Horizonte) e Macaco Bong (Cuiabá).
Quem é Karol Conca
A curitibana Karoline dos Santos Oliveira, nascida no primeiro dia de janeiro de 1987, mais conhecida como Karol Conka, é uma rapper, cantora e compositora. É considerada uma das principais representantes do rap feminino dos últimos tempos no País. Começou a rimar ainda no colégio. Depois de algumas parcerias, encontrou no produtor Nave (o mesmo de Emicida, Kamau, Marcelo D2, entre outros), o som que casou perfeitamente com a sua proposta de fazer um rap com sonoridade universal, aliando batidas pesadas a timbres orgânicos.
Antes de lançar seu álbum de estréia, seus três clipes oficiais já somavam mais de 1,5 milhão de visualizações no Youtube. O reconhecimento veio em indicações (Aposta VMB em 2011) e convites para participação especial em show dos Racionais MCs, além de dividir o palco com Marcelo D2, Emicida e Kamau e gravar uma música com Luiz Melodia. Este ano, faturou o Prêmio Multishow na categoria Artista Revelação.
“Ela trabalhou muito para ser reconhecida”, diz a mãe, Ana Maria dos Santos de Oliveira, que é servidora pública municipal e a maior fã de Karol. “Fico emocionada porque sou testemunha da luta e da força de vontade desta menina”, diz Ana, que está comemorando a inclusão da filha na lista do jornal inglês.