Centenas de idosos lotaram o ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nesta quinta-feira (4/12) durante o 1º Encontro Municipal da Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O evento reuniu participantes dos Centros de Atividades para Idosos (CATIs) de Santa Felicidade, Boqueirão, Matriz, Boa Vista e Portão, que já frequentam atividades como dança, canto, artesanato e outras ações voltadas ao envelhecimento saudável.
O prefeito Eduardo Pimentel participou do evento ao lado da secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, do reitor da PUC-PR, Irmão Rogério Renato Mateucci, e de outras autoridades.
Ele anunciou a implantação dos novos Espaços Conviver, que substituirão os atuais CATIs. Os equipamentos serão modernizados, reformados e abertos ao público 60+ em geral, e não apenas às pessoas de menor renda. Atualmente há unidades nas regionais Matriz, Boa Vista, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade.
O prefeito também confirmou a criação da sexta unidade, na Regional Bairro Novo, no espaço onde funcionava o Parque Tecnológico Bairro Novo.
“Em breve, teremos novas iniciativas, agora no Bairro Novo, no antigo Parque Tecnológico. O projeto beneficiará toda a comunidade, trazendo mais qualidade de vida e equidade. A reforma já está em andamento”, destacou Eduardo.
O prefeito destacou que sua gestão tem focado no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população idosa.
“É com grande satisfação que me encontro aqui hoje, compartilhando este momento especial com todos vocês. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de convivência, lazer, esportes, atividades como crochê, academia e aulas de zumba. O mais importante é a interação, a prática de exercícios e a participação no dia a dia”, afirmou o prefeito.
A programação do encontro contou com apresentações de canto coral, dança cigana e uma palestra da educadora física Graziella Maria Gusso Machado sobre lazer, convivência social, vida ativa e longevidade. Representantes dos Cartórios de Notas do Paraná ofereceram orientações gratuitas sobre medidas legais, como curatelas e testamentos. O encontro foi encerrado com um grande baile ao som do grupo Seresta Viva, da PUCPR.
Frequentadora do Cati Boa Vista, a aposentada Tereza da Luz Miranda Mayer celebrou o encontro e já planeja seu retorno às atividades em 2026.
“Enquanto tiver condições e saúde, continuarei indo. Gosto muito de conviver com minhas amigas e participar das aulas todas as segunda e terças-feiras. Ano que vem tem mais”, disse dona Tereza.
Cidade Amiga da Pessoa Idosa
Curitiba integra a rede global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa e vem ampliando ações diante do crescimento da população com 60 anos ou mais. Em 2030, a cidade deve alcançar 1,9 milhão de habitantes, sendo 20% (aproximadamente 435 mil pessoas) desse público.
Durante o evento, o prefeito entregou ao reitor da PUCPR o certificado que credencia a instituição como membro do Comitê Gestor da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, instalado há dois meses. Mateucci agradeceu o reconhecimento.
Também estiveram presentes o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Tiko Kuzma; o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive Filho; além de pró-reitores da universidade.