Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Memorial de Curitiba

Nini Policappelli expõe pinturas em noite de arte contemporânea

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba abriu nesta terça-feira (27/3), no Memorial, a mostra Policappelli do pintor de Nini Policappelli, artista italiano radicado em Curitiba, Que reúne 40 obras do acervo pessoal do artista. Na imagem, prefeito, Rafael Greca; a primeira dama, Margarita Sansone; e o pintor Nini Policappelli. Curitiba, 27/03/2018. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Memorial de Curitiba ficou lotado na noite desta terça-feira (27/3) para a abertura da exposição Policappelli Apresenta. A mostra é composta por 40 obras do acervo pessoal do artista italiano Nini Policapelli. Em clima de festa, o prefeito Rafael Greca deu as boas-vindas aos convidados. 

“Para comemorar os 325 anos de Curitiba nós abrimos o Memorial da cidade para uma magnífica exposição de arte contemporânea do artista italiano Nini Policappelli. Nós agradecemos a chance de ter esse pintor entre nós e temos alegria de ver o Memorial funcionando como eu gosto aos 325 anos. Viva Curitiba!”, destacou Greca.

Com curadoria do professor e crítico de arte curitibano Fernando Bini, a exposição, inédita em Curitiba, revela ao público as diversas habilidades do artista. “Ele é um cientista, inventor. Eu chamei-o de homem do mundo. Ele tem uma mente que abrange tudo", disse Bini. "Dentro desse universo imenso no qual ele trabalha, escolhemos a pintura para apresentar suas características. Ele tem um desenho forte de influência cubista, meio picassiana e preenche esse desenho com cor, mas é o desenho que manda no trabalho dele.”

A professora e proprietária do Solar do Rosário, Regina Casillo ressaltou que a exposição é um presente para a cidade. “O Nini é um grande colorista. Ele tem um traço muito característico e faz muito sucesso fora do Brasil. A exposição é um presente para o aniversário da cidade e o nosso prefeito é sempre um patrono das artes”, afirmou Regina.

Radicado em Curitiba, Nini Policapelli vive há mais de uma década na capital paranaense. Ele agradeceu o apoio do prefeito e contou que a mostra vai percorrer outras localidades. “Estou muito satisfeito com a exposição, graças ao prefeito, que fez conhecida esta obra aqui em Curitiba. Depois daqui a exposição vai para o Rio de Janeiro e para a Califórnia”, disse o artista. 

Participaram da abertura da mostra o cônsul da Itália, Rafaelle Festa, o cônsul do Japão, Hajime Kimura, e o cônsul da Bélgica, João Casillo. Também acompanharam o evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira; o secretário municipal de Abastecimento, Luiz Gusi; o secretário de Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; a presidente da FAS, Elenice Malzoni; o presidente da Agência Curitiba, Frederico Lacerda; e a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro.

Os administradores Ricardo Alexandre Dias (Boqueirão), Simone da Graça das Chagas Lima (Santa Felicidade), Marcio José Nunes (Cajuru) e José Dirceu de Matos (Matriz) também estiveram no evento.

A exposição fica no Memorial até dia 27 de maio. A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.


Serviço: Exposição Policappelli Apresenta

Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Período expositivo: até 27 de maio de 2018

Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h e 13h às 18h e sábado, domingo e feriado, das 9h às 15h

Classificação indicativa: não recomendada para menores de 14 anos. (Segundo o artigo 9º da Portaria 368, de 11 de fevereiro de 2014, do Ministério da Justiça)

Entrada franca