A Regional Tatuquara conquistou avanços importantes em mobilidade urbana nos últimos anos. A Prefeitura executou 64,5 km de asfalto novo nas ruas da região nos últimos seis anos e novas melhorias de pavimentação estão planejadas.
Em março, a Prefeitura anunciou como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba que mais dez ruas da Regional Tatuquara vão receber reciclagem do pavimento.
As intervenções fazem parte da nova etapa do programa de recuperação da malha viária anunciada pelo prefeito Rafael Greca, que prevê a requalificação de 222 ruas em toda a cidade, numa extensão de 120 km.
Estão nessa leva as ruas Dilson Luiz, Jorge Tortato, Uriel Nogueira dos Santos, Vereadro Ângelo Burbello, Alda Basseti Bertholdi, Camilo Bueno, Francisco Sarot, Heitor Ferreira, João Sarot e Moisés Amaro da Luz.
Asfalto no saibro
Metade dos 64,5 km de asfalto realizada até agora (32,2 km) foi de obras em ruas de pavimento primário, através do programa Asfalto no Saibro, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
A chegada do benefício na região trouxe melhoria da qualidade de vida para a população, que antes tinha que conviver com a poeira e o barro. E também mais conforto e segurança para usuários do transporte coletivo, motoristas e pedestres.
Antes de serem asfaltadas, as vias receberam sistema de drenagem completo, com construção de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
Além das ações da Smop, a região também foi beneficiada com as intervenções da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que promoveu a reurbanização de toda a malha viária do Jardim Ludovica e no Moradias Monteiro Lobato II, beneficiando diretamente 745 famílias que vivem nas duas vilas.
Qualidade de vida
Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o asfalto novo traz segurança, conforto e qualidade de vida e as obras geram milhares de empregos.
“O avanço do programa reflete o nosso objetivo de fazer com que todas as ruas de pavimento primário se transformem em ruas asfaltadas, sem pó e lama, trazendo melhoria importante para os moradores”, disse Rodrigues.
Terminal Tatuquara
Outro ganho importante para a população da região foi a implantação do Terminal Tatuquara, ao lado da Rua da Cidadania.
Inaugurado há um ano pela Prefeitura, o terminal melhorou o dia a dia da população e se consolidou como um novo referencial de modernidade e mobilidade para a região Sul da cidade.
São cerca de 32 mil passageiros que utilizam diariamente (dias úteis) as linhas de ônibus que param no local: 617 JD Ludovica; 619 Sta Rita/CIC; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito; 685 Rio Bonito/CIC; 773 Vizinhança/Sta Rita; e 680 Rurbana. Confira os horários no portal da Urbs.
Integração temporal
Um dos principais benefícios do terminal é integração entre linhas da região, minimizando o tempo de espera, uma vez que o passageiro pode utilizar mais de uma linha para se dirigir aos terminais Pinheirinho ou CIC.
Os passageiros contam ainda com o benefício da integração temporal, via cartão-transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com a Rua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.
E a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, começou a fazer estudos sobre a implantação de uma nova linha de ônibus, conectando diretamente o Tatuquara ao Centro.
Viaduto Pompeia
Para que a mobilidade no Tatuquara evoluísse até este estágio, a Prefeitura precisou retomar obras que foram abandonadas pelas administrações passadas e dificultavam o ir e vir da população.
Uma das intervenções tratou de tornar operacional o Viaduto Pompéia, no km 117 da rodovia BR-116. Devido à falta das alças de acesso ao viaduto, a estrutura viária não funcionava, afetando sensivelmente o entorno, tanto pela falta de segurança quanto na deficiência de mobilidade.
Famílias em vulnerabilidade viviam em seu entorno. A situação mudou com a construção dos acessos, além das melhorias executadas na região, fazendo da tarde do dia 25 de outubro de 2019 - data em que a obra foi entregue à população - um marco positivo para os moradores do bairro.
A operacionalização do viaduto eliminou um semáforo que causava congestionamento na rodovia e melhorou o tráfego e o acesso à região. Além das alças, o projeto contemplou serviços de pavimentação, drenagem, paisagismo, contenção, sinalização e iluminação em alguns trechos das vias de acesso.
A Rua Francisco Xavier de Oliveira passou a ser a saída do Tatuquara para a BR-116 e a entrada acontece pela Rua João Batista Bettega Junior. Entre as duas ruas, outros binários acessórios passaram a funcionar como complemento às alças do viaduto.
Também foram feitas obras em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na ligação da Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul.
Novas moradias
Para que as obras pudessem acontecer, 15 famílias vulneráveis foram removidas, pois suas casas ocupavam o leito das alças de acesso à BR-116.
O grupo foi reassentado pela Cohab, no Moradias Creta, empreendimento integrante do programa de habitação do município construído com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).
Trincheira da Ceasa
A Trincheira da Ceasa é outro exemplo de obra negligenciada pelas administrações passadas. Construir as alças de acesso da trincheira se tornou uma das prioridades para a gestão Greca.
As alças permitem o uso pleno da trincheira, que melhora o acesso e a mobilidade na região sul da cidade, interligando os bairros CIC e Tatuquara por baixo da BR-116, além de facilitar o deslocamento para os bairros Ganchinho e Umbará.
As alças da Ceasa permitiram a ligação das ruas Hasdrubal Bellegard com a Dílson Luís, beneficiando diretamente 275 mil habitantes dos bairros CIC, Tatuquara e Umbará, além dos milhares de motoristas que circulam pela BR-116 e acessam a Ceasa todos os dias.
Rotatória do Rio Bonito
Os ajustes para melhorar a mobilidade continuam na região. Para organizar o trânsito entre o Rio Bonito e o Campo de Santana, a Prefeitura implantou uma rotatória na confluência das ruas Presidente João Goulart, Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi.
Para isso, o trecho foi realinhado, foram feitas calçadas com acessibilidade e os pontos de ônibus foram relocados alguns metros para garantir segurança aos usuários.
Ciclovia
Para garantir também espaço para os ciclistas, a Superintendência de Trânsito (Setran) está implantado uma ciclovia ao longo de 1,34 km da Rua Odir Gomes da Rocha, importante via de ligação no bairro Tatuquara. A estrutura, destinada ao tráfego exclusivo de bicicletas, é separada fisicamente da faixa de rolamento dos automóveis e pedestres, implantada no canteiro central da via e demarcada pela cor vermelha.
A nova estrutura começa na esquina com a Rua Presidente João Goulart e vai até o Parque Linear do Barigui (cruzamento com a Rua Paulina Kavinski Pontarolla).
Novas estruturas
A nova ciclovia do Tatuquara integra o Plano de Estrutura Cicloviária elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e implantado pela Setran. Desde o lançamento do plano, no fim de 2019, a administração municipal implantou 40,7 quilômetros de estrutura cicloviária novas (18,8 quilômetros no último ano).