Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação de Jovens e Adultos

Na Regional Boa Vista, escolas desenvolvem projeto inovador

EJA na Escola Anísio Teixeira. Foto: Divulgação (arquivo)


Linguística, matemática e tecnologia. Esses foram os principais ingredientes de uma proposta inovadora desenvolvida pelas equipes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na regional Boa Vista. O objetivo foi engajar os estudantes em atividades diferenciadas e inovadoras.

Na noite desta segunda-feira (29/9), três unidades que atendem a Educação de Jovens e Adultos apresentaram uma proposta pedagógica que incluiu uma experiência imersiva para os estudantes.

A ação, realizada na Escola Municipal Anísio Teixeira, envolveu também professoras e estudantes das unidades das escolas municipais Professor Kó Yamawaki e CEI Bela Vista do Paraíso.

A gerente da EJA Gorete Stival explica que as unidades foram orientadas a elaborar um planejamento “emancipador”, em atendimento ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação.

“Enfatizamos a importância de integrar os saberes da vida dos estudantes, o conhecimento escolar e o uso inteligente da tecnologia, sempre com foco na reflexão crítica sobre os sujeitos da alfabetização, na escuta atenta e no diálogo acerca dos desafios e possibilidades”, explicou Gorete.

O planejamento contemplou a especificidade da EJA, articulando diferentes linguagens – linguística, matemática e tecnológica.

“Essas diretrizes promovem reflexões sobre o contexto social, político, econômico e educacional dos sujeitos da EJA e valorizam a sala de aula como espaço de aprendizagem, interação e socialização. Dessa forma, o planejamento se configura como um instrumento para fortalecer o ato de esperançar, sistematizando experiências e qualificando a educação de jovens, adultos e idosos”, disse.


Conectados com o mundo

O projeto, intitulado “Tecnologias: ferramentas que nos conectam com o mundo” aborda a evolução das tecnologias e promove reflexões sobre seu uso responsável, integrando leitura, escrita, matemática, história, geografia, artes e educação física.

As atividades variam da análise de objetos simples, como a garrafa, ao estudo de tecnologias antigas, atuais e futuras, envolvendo produções textuais, resolução de problemas, jogos, experimentações artísticas e práticas digitais.

Estações de aprendizagem com foco em tecnologias permitiram aos estudantes vivenciar experiências práticas e interativas com óculos de realidade virtual, impressora 3D, programação plugada e desplugada, além de circuitos elétricos – promovendo protagonismo, criatividade e socialização.

A Escola Municipal Anísio Teixeira foi representada pela professora Verônica Rizzardi; a escola Professor Kó Yamawaki pela professora Maria Helena de Paula e o CEI Bela Vista do Paraíso pelas professoras Kellin Jacomite da Cruz e Inês de Fátima da Silva.


Oferta na rede

Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada gratuitamente na rede municipal de ensino, é uma modalidade da Educação Básica que oferece a oportunidade de retomar aos estudos pessoas que não terminaram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na idade própria. Com a EJA, o cidadão pode continuar os estudos, desenvolver meios para a compreensão de sua condição enquanto cidadão e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Jovens a partir dos 15 anos e adultos que não completaram 1.º segmento (do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental) podem se matricular em qualquer época do ano nas escolas municipais que ofertam a EJA. Para se matricular é necessário apresentar a carteira de identidade (RG) em uma das escolas que ofertam a modalidade na rede municipal. O estudante pode concluir a modalidade em até 4 semestres, ou seja, em 2 anos.

As aulas são em formato presencial, de segunda a quinta-feira, e nelas são realizadas práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia. O calendário escolar da EJA acontece ao mesmo tempo que o do Ensino Fundamental, conforme definido pelo Município.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Educação de Jovens e Adultos, Departamento de Ensino Fundamental, pelos telefones (41) 3350-3076 / 3350-3019.

CLIQUE AQUI e veja a lista de escolas com EJA.