Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

Mutirão na Vila Joanita recolhe 11 toneladas de entulho

Mutirão na Vila Joanita recolhe 11 toneladas de entulho. Foto: Divulgação

 

As 300 famílias que moram na Vila Joanita, no Tarumã, retiraram 11,1 toneladas de entulho de suas casas, em mutirão de limpeza feito em parceria com a Prefeitura.

A ação, no último sábado (7/3), serviu para reforçar a importância do cuidado constante nas ruas e terrenos das residências para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

Dias antes da coleta, agentes comunitários da Unidade de Saúde Iracema visitaram a vila, que fica às margens dos rios Atuba e Bacacheri, e convidaram os moradores a participarem do mutirão. Também orientaram quais materiais poderiam ser descartados – restos de construção, materiais recicláveis e moveis sem uso, pneus carecas, sem uso e outros objetos que possam acumular água e virar ponto de proliferação do mosquito. 

A presidente da Associação dos Moradores da Vila Joanita, Junia Celi da Costa Silva, 54 anos, recebeu a visita e já tratou de fazer uma breve inspeção no pátio da sua casa e saiu para convocar a vizinhança para o mutirão. “Aqui em casa, sempre fiscalizo tudo para evitar doenças, deste o pote da água do cachorro. Mas é importante que todos façam o mesmo”, ensinou. 

“É importante que a Prefeitura venha lembrar todos esses cuidados, especialmente nos dias mais quentes, em que o mosquito se prolifera mais rápido. O povo que mora perto dos rios não pode descuidar”, disse Junia.

Cuidado constante

O aposentado José Lira de Freitas, 70 anos, conta que já se habituou a manter a limpeza na sua casa e gostou da iniciativa “Incentiva quem ainda não faz essa limpeza, deixando o bairro mais seguro para todos”, destacou.

A Prefeitura tem intensificado os mutirões por toda a cidade para reforçar o cuidado contra o acúmulo de água no entulho, com orientação à população sobre a limpeza de casas e terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento, pode acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Em Curitiba o combate ao Aedes aegypti acontece o ano todo. O mutirão Curitiba Sem Mosquito é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde. O trabalho é conjunto com a população, que precisa manter a atenção permanente contra o mosquito, fazendo a limpeza semanal dos quintais, e não deixar água parada. 

Como manter o mosquito longe da sua casa 

Escolha um dia da semana para uma vistoria geral da residência, e siga os passos abaixo:
 
Áreas internas:

Vasos de plantas – Encha até a borda os pratinhos com areia grossa, para não acumular o excesso de água.
Vasos sanitários – Mantenha sempre a tampa abaixada. Em banheiros de pouco uso, dê a descarga ao menos uma vez por semana.
Baldes – Sempre os mantenha guardados de boca para baixo e em local coberto.
Ralos – Aplique água sanitária em ralos de pouco uso e que acumulam água (1 colher/sopa de água sanitária para cada litro de água acumulada no ralo).
Lixo – O lixo não deve ficar espalhado para que não acumule água das chuvas. Recolha-o em sacos plásticos e mantenha as lixeiras tampadas.
Garrafas e embalagens PET – Guarde de boca para baixo enquanto não encaminha para a coleta seletiva.

Áreas externas:

Lajes e calhas – Tire folhas e tudo o que impeça o completo escoamento da água.
Caixa d’água – Mantenha sempre limpa e tampada.
Piscinas e fontes – Limpe as bordas com escova e mantenha a água clorada.
Pneus – Mantenha-os sem água e guarde-os em local seco e coberto, enquanto não encaminha para a coleta seletiva.
Materiais de construção – Mantenha-os em local coberto e seco. 
Potes de comida e água dos animais de estimação – Lave frequentemente com escova e sabão.