Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
TRABALHO E EMPREGO

Mutirão do Emprego Temporário atrai milhares de jovens

Mutirão do Emprego Temporário atrai milhares de jovens à praça Rui Barbosa. - Na imagem, as estudantes Maria Cristina Magalhães, de 17 anos, Jéssica Cavalcanti da Silva, 18, e Tuane Maiara Esteves, de 16. Curitiba, 02/10/2009 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Milhares de jovens interessados em candidatar-se a uma das 5.000 vagas disponíveis no 1º Mutirão do Emprego Temporário compareceram à praça Rui Barbosa na manhã desta sexta-feira (2). No início da manhã, grandes filas aguardavam o início do mutirão nas barracas das 18 empresas instaladas no local pela Prefeitura de Curitiba e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Cmert). O mutirão foi aberto às 9h.

"O clima colaborou bastante e estamos conseguindo mais uma vez oferecer milhares de oportunidades para jovens e adultos de todas as idades para conseguir uma vaga no mercado de trabalho neste momento de recuperação da economia", disse o secretário do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi. "Muitos desses jovens vão conquistar o primeiro emprego e se forem muito dedicados, poderão ser efetivados." O mutirão atenderá nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), das 9h às 17h, na Rui Barbosa.

O 1º Mutirão do Emprego Temporário é promovido pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Conselho Municipal de Relações do Trabalho e Emprego e o Sistema Nacional do Emprego (Sine). Dezoito empresas, entre elas três supermercados e 15 agências de recursos humanos, estão instaladas em barracas na praça Rui Barbosa para receber currículos, preencher fichas e agendar entrevistas de candidatos com empresas, além de formar cadastro de trabalhadores. A expectativa é de que passem em torno de 50 mil pessoas pelo local em dois dias.

"Essa concentração em um único local é muito favorável para as empresas e para as pessoas, que gastam menos tempo e dinheiro com deslocamento e conseguem se inscrever em várias empresas", afirmou Danilo Padilha, diretor regional da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Apenas a Neo RH preencheu mais de 1.000 fichas em menos de uma hora, volume equivalente a pelo menos 15 ou 20 dias de trabalho normais no escritório da empresa.disse. "Quem entra para o sistema das empresas fica por pelo menos seis meses com seu currículo ativo para oportunidades de todos os gêneros", afirma Padilha, que é também diretor da Neo RH.

O presidente do Conselho Municipal de Relações do Trabalho e Emprego, Luiz Mauro Lebelém disse que a expectativa da organização do Mutirão do Emprego Temporário é de que pelo menos 80% das vagas ofertadas sejam preenchidas nos próximos dias, a partir desta iniciativa da Prefeitura. "Temos empresas que estão inclusive antecipando o cadastramento de pessoas que irão trabalhar no período que antecede a Páscoa, o que nos dá uma ótima perspectiva em um período que estamos superando a crise financeira mundial, que eliminou milhões de postos de trabalho", disse.

Para a auxiliar de produção em panificação Cristiane Rodrigues, de 26 anos, o Mutirão é uma ótima oportunidade. "Estou tentando em várias, porque as empresas exigem requisitos diferentes. Espero conseguir uma vaga", disse ela, depois de preencher dois cadastros.

A porteira Elimara Kasinski, moradora de São José dos Pinhais, levou o filho Samuel, de 16 anos, para se inscrever em várias empresas. "Estamos fazendo cursos e ele já tem um trabalho aos sábados, mas queremos algo mais efetivo", disse ela.
A estudante Camilla Berttini Xavier de Souza, de 17 anos, foi com o namorado ao Mutirão do Em,prego Temporário. "Estou á procura de uma vaga há cinco meses. Agora espero que dê certo", disse ela.

As estudantes Maria Cristina Magalhães, de 17 anos, Jéssica Cavalcanti da Silva, 18, e Tuane Maiara Esteves, de 16, todas da Escola Estadual Cruzeiro do Sul, também aproveitaram a manhã de sexta-feira para se candidatar a uma das 5.000 vagas oferecidas no Mutirão do Emprego Temporário. "Tem que dar certo", disse Jéssica.

Jorge Bernardi, secretário municipal do Trabalho e Emprego, afirma que o emprego temporário de final de ano poderá virar emprego definitivo, uma vez que as empresas estão contratando pessoas em todos os setores, de acordo com informações do Observatório do Trabalho.

Segundo o secretário, há um aquecimento da economia que está se refletindo positivamente no mercado de trabalho em Curitiba e região. "A cidade já gerou mais de 11 mil empregos novos nos oito primeiros meses deste ano e devemos fechar 2009 entre 12 mil e 15 mil vagas de emprego com carteira assinada", diz Bernardi.

O setor supermercadista, que abre um elevado número de vagas temporárias e definitivas nesta época do ano, também estará participando do Mutirão do Emprego.O Wal Mart Supermercados anunciou 230 vagas. A rede Condor terá 250 vagas e a Fada Leal Supermercados (Casa Fiesta) oferecerá 38 vagas.

Trabalhadores que ainda não possuem carteira de trabalho ou que perderam a primeira via do documento também poderão dar entrada com a documentação para fazer a nova carteira, no estande da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego durante os dois dias da feira.

EMPRESAS QUE PARTICIPAM DO MUTIRÃO DO EMPREGO TEMPORÁRIO

Keeper Recursos Humanos - 600 vagas
RH Center - 300 vagas
Agnes Recursos Humanos - número variável
Neo Recursos Humanos - 100 vagas
Nossa Gestão de Pessoas - 426 vagas
Gelre Trabalho Temporário - mínimo de 80 vagas
RH Brasil - 300 vagas
Imediatta Recursos Humanos - número variável
GD9 Recursos Humanos - 300 vagas
People Service Recursos Humanos - mínimo de 60 vagas
Operativa Assessoria e Consultoria de Recursos Humanos - 150 vagas
Ok/Buck Recursos Humanos - número variável
Manpower Recursos Humanos - mínimo de 40 vagas
Agência Pró-Eventos - 80 vagas
Employer Organização de Recursos Humanos - mínimo de 90 vagas