Objeto de desejo da auxiliar de limpeza Juliana Stocco, o ipê amarelo obtido na última distribuição de mudas promovida na Rua da Cidadania do Boqueirão, nesta quinta-feira (28/7), é considerado por ela como o melhor presente de aniversário que poderia receber. “Veio um pouco atrasado, mas era tudo o que eu queria”, resume Juliana, que celebrou a data no dia 17 de julho e já está com tudo pronto para plantar a muda.
A árvore foi conseguida graças à nora, Maísa, que alertou Juliana sobre a entrega das mudas nas regionais. “Quase não tinha mais ipê quando eu cheguei. Também trouxe araçá e cerejeira”, conta.
Juliana deu sorte, pois segundo o funcionário da Regional Boqueirão Alessandro Presznhuk, que entregou o ipê para ela, as 500 mudas destinadas à distribuição mensal acabaram cerca de 1 hora após o início da entrega ao público. A ação faz parte do projeto 100 Mil Árvores, de estímulo à biodiversidade e à proteção das nascentes dos rios que cortam a cidade.
Ipê móvel
O presente de aniversário será cultivado no misto de mini jardim e mini pomar do condomínio onde ela mora em uma casa alugada.
“Já tinha temperos, suculentas, amora, framboesa, ameixa e, agora, essa lindeza que eu não vejo a hora de ver florir”, diz Juliana.
A área verde começou a ser formada no início da pandemia do novo coronavírus, há cerca de dois anos.
Diferente das demais plantas, o ipê será plantado num grande vaso revestido de madeira e sustentado por rodízios. “Estou aqui há dez anos e, se eu precisar me mudar, ficará mais fácil levar meu ipê junto”, explica Juliana, que quer ver a árvore crescer com a primeira neta, o bebê Sophie. “Vou incentivar a netinha a gostar da natureza, assim como procurei fazer com meus quatro filhos”, diz.
Conquistado o ipê, a moradora do Boqueirão tem outra meta de caráter ambiental. Com a ajuda dos dez vizinhos de condomínio e incentivada pelos proprietários dos imóveis, ela quer aproveitar canteiros, paredes e uma divisória para plantar uma horta comunitária suspensa.