Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Um ipê para Juliana

Muda de árvore vira presente de aniversário para moradora do Boqueirão

Muda de árvore vira presente de aniversário para moradora do Boqueirão. Na imagem, Juliana Stocco. Curitiba, 29/07/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Objeto de desejo da auxiliar de limpeza Juliana Stocco, o ipê amarelo obtido na última distribuição de mudas promovida na Rua da Cidadania do Boqueirão, nesta quinta-feira (28/7), é considerado por ela como o melhor presente de aniversário que poderia receber. “Veio um pouco atrasado, mas era tudo o que eu queria”, resume Juliana, que celebrou a data no dia 17 de julho e já está com tudo pronto para plantar a muda.

A árvore foi conseguida graças à nora, Maísa, que alertou Juliana sobre a entrega das mudas nas regionais. “Quase não tinha mais ipê quando eu cheguei. Também trouxe araçá e cerejeira”, conta.

Juliana deu sorte, pois segundo o funcionário da Regional Boqueirão Alessandro Presznhuk, que entregou o ipê para ela, as 500 mudas destinadas à distribuição mensal acabaram cerca de 1 hora após o início da entrega ao público. A ação faz parte do projeto 100 Mil Árvores, de estímulo à biodiversidade e à proteção das nascentes dos rios que cortam a cidade.

Ipê móvel

O presente de aniversário será cultivado no misto de mini jardim e mini pomar do condomínio onde ela mora em uma casa alugada.

“Já tinha temperos, suculentas, amora, framboesa, ameixa e, agora, essa lindeza que eu não vejo a hora de ver florir”, diz Juliana.

A área verde começou a ser formada no início da pandemia do novo coronavírus, há cerca de dois anos.

Diferente das demais plantas, o ipê será plantado num grande vaso revestido de madeira e sustentado por rodízios. “Estou aqui há dez anos e, se eu precisar me mudar, ficará mais fácil levar meu ipê junto”, explica Juliana, que quer ver a árvore crescer com a primeira neta, o bebê Sophie. “Vou incentivar a netinha a gostar da natureza, assim como procurei fazer com meus quatro filhos”, diz.  

Conquistado o ipê, a moradora do Boqueirão tem outra meta de caráter ambiental. Com a ajuda dos dez vizinhos de condomínio e incentivada pelos proprietários dos imóveis, ela quer aproveitar canteiros, paredes e uma divisória para plantar uma horta comunitária suspensa.