Uma blitz de trânsito feita na tarde de segunda-feira (26/8) na Rua Anne Frank, no Hauer, autuou e removeu uma motocicleta com licenciamento atrasado e em mau estado de conservação. O veículo estava com pneu careca e escapamento aberto. Além disso, o motorista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Trafegar com o licenciamento atrasado é infração de trânsito de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47, segundo o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração ainda pode acarretar o guinchamento do veículo, como nesse caso.
Para o motorista que trafega com um veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, a infração é grave: cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
A operação de trânsito deflagrada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito abordou 114 veículos. Foram dez remoções de veículos e 39 autuações por infrações diversas.
Os dez veículos removidos com o auxílio do serviço de guincho foram um automóvel e nove motos (dessas, duas por mau estado de conservação e sete por falta de licenciamento). Também foram aplicados oito exames etilométricos, mas nenhum motorista foi flagrado alcoolizado.
A blitz ainda vistoriou motofretes e táxis, com apoio de fiscais da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).