Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Disque Solidariedade

Moto Clube doa roupas e calçados para famílias do Parolin

Integrantes do Moto Clube Insanos M.C., da Divisão Curitiba, doaram roupas e calçados para as famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Morro do Sabão, no Parolin. Foto: Sandra Lima

Integrantes do Moto Clube Insanos M.C., da Divisão Curitiba, doaram roupas e calçados para as famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Morro do Sabão, no Parolin, no fim de semana. Em nove motos e um carro, eles fizeram a entrega das doações nesta terça-feira (1/3) no Disque Solidariedade, na sede da Fundação de Ação Social (FAS), que fará a distribuição às famílias.

“Ficamos sabendo do incêndio pela imprensa e decidimos ajudar. Fizemos a ação no domingo e na segunda-feira, mobilizando o grupo para que ajudasse na arrecadação das peças”, contou o coordenador social, Wellington Thiago dos Santos, conhecido como Abeia. Ele disse que todas as doações passam por um processo de seleção para garantir que as peças estejam em condições de uso.

O diretor da Divisão Curitiba do Insanos, Fabiano Brandão, o Zequinha, explicou que o grupo costuma desenvolver várias ações sociais, pelo menos uma a cada mês. Entre elas doação de sangue e acompanhamento para segurança de médicos que atendem voluntariamente pessoas em situação de rua em Curitiba.

Uma das grandes ações desenvolvidas pelo grupo, segundo Abeia, foi em novembro de 2021, quando a Divisão Curitiba deu início a uma campanha que se tornou mundial e arrecadou 50 mil litros de sangue.

O Insanos é considerado um dos maiores Moto Clubes do Brasil e está presente também em outros 16 países, reunindo 7 mil pessoas. Em Curitiba, são 33 integrantes.

Como doar

A população pode continuar ajudando no atendimento às famílias da Vila Parolin. Basta ligar para o Disque Solidariedade, pelo 156, ou procurar um dos 69 pontos de coleta espalhados por toda a cidade.

Todos os tipos de doações, de pequenos a grandes volumes, como alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, colchões, móveis, eletrodomésticos, podem ser entregues diretamente no Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS (Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Roupas e alimentos também podem ser entregues nos dez Núcleos Regionais da FAS, que funcionam nas Ruas da Cidadania, com exceção da Matriz, onde a coleta é feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidadania.

As doações de roupas e alimentos podem ser feitas também nas 57 lojas das redes de supermercados Condor, Festval e Muffato, que são pontos permanentes de coleta da campanha Doe Solidariedade, desenvolvida pela Prefeitura, desde abril de 2021, para arrecadar doações para famílias em situação de vulnerabilidade social de Curitiba.

Quando se tratar de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos de maior tamanho ou itens em grandes quantidades, o doador pode solicitar a retirada pelo telefone 156, pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou ainda pelo aplicativo Curitiba 156. A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e Iphones na loja App Store.

Nestes casos, equipe especializada da FAS, com veículo oficial e identificado com a logomarca do Disque Solidariedade, fará o recolhimento das doações, apenas em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30.

Quem quiser doar material de construção deve procurar a Associação dos Moradores da Vila Parolin, na Rua Francisco Parolin, 586, que funciona 24 horas.

Dúvidas podem ser tiradas também diretamente no Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596.