Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Representatividade cultural

Mostra iconográfica no Creafro destaca a força da cultura afro no carnaval de Curitiba

Afro Pretinhosidade, A Deusa do Axé é o nome da mostra aberta ao público no Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, no Centro, até o dia 30 de abril. Curitiba, 10/04/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Afro Pretinhosidade, A Deusa do Axé é o nome da mostra aberta ao público no Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, no Centro, até o dia 30 de abril. Composta por trajes que remetem às indumentárias dos orixás (divindades) iorubá e figurinos usados por integrantes do bloco carnavalesco curitibano, a exposição também reúne fotografias sobre as atividades do grupo. A entrada é franca. 

A exposição foi montada no espaço multiuso do Creafro, junto à biblioteca, no 2º andar da antiga sede do Clube Curitibano e onde hoje funcionam órgãos da administração municipal. “É uma forma de valorizarmos e divulgarmos a cultura afro nesse espaço, criado justamente para atender pessoas que, devido à cor da pele, não têm seus direitos garantidos”, explica a coordenadora do serviço, Valéria Pereira da Silva.

O Creafro foi aberto pela Prefeitura no fim de novembro passado e já atendeu e encaminhou 25 pessoas, além de promover ações culturais.

Trajes e fotografias

Podem ser vistos seis trajes usados nos dois últimos carnavais e cerca de 40 fotos. Quatro são inspiradas em cores e adereços associados aos orixás Exu, Iansã, Xangô e Obaluaê.

As demais homenageiam Iansã e Iyagunã Dalzira. A primeira é a governante dos ventos e das tempestades e, ainda, entidade mãe do bloco Afro Pretinhosidade. A segunda é mãe de santo em Curitiba e também doutora pela Universidade Federal do Paraná. 

“Foi tudo preparado com muito carinho pelos nossos integrantes”, observa o membro da coordenação do bloco e presidente do Conselho Municipal de Política Étnico-racial (Comper), Allan Coimbra. Como exemplo, cita a indumentária inspirada em Exu, a divindade que abre caminhos, criada pela ativista cultural Fernanda Machado. “São peças que revelam a beleza das tradições afro e que precisam ser conhecidas por todos”, diz.

As cenas de desfiles e preparação dos integrantes para o carnaval foram retratadas pelos fotógrafos Pétala Cavalcanti, Nélson Sebastião e Daniel Rebelo.

Serviço: exposição no Creafro

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Fone (41) 3221-2714
Entrada gratuita

Mais informações sobre o Bloco Afro Pretinhosidade, que foi criado há seis anos, podem ser obtidas no perfil do grupo no Instagram.