Futebol de robôs, linguagem de programação, criações com peças de encaixe e o kit de robótica Ludobot. Tudo isso fez parte da Mostra de Robótica da Secretaria Municipal da Educação, que reuniu 350 estudantes e 20 professores na Universidade Livre do Professor (CIC), nessa quarta-feira (29/11).
O objetivo do evento, realizado anualmente, é apresentar os trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais por professores e estudantes.
A mostra, organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), contou ainda com apresentações das equipes de Robótica de Alta Performance da rede, com demonstrações de round de mesa e apresentação do Projeto de Inovação da temporada 2023/2024 da First Lego League (FLL).
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca os investimentos em robótica educacional. “Mesmo durante o isolamento da pandemia seguimos com as aulas de robótica pela TV Escola Curitiba”, lembrou a secretária. No último ano, as equipes receberam novos equipamentos, como miniPCs, notebooks, tablets, impressoras, celulares e kits, no valor total de R$ 943 mil.
A diretora do DDP, Estela Endlich, destaca que o trabalho com a Robótica educacional vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Nas unidades educacionais são realizadas ações e projetos que proporcionam um aprendizado prático, desenvolvendo no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos.
“É crescente o interesse dos estudantes e a necessidade da escola por atividades como eletrônica, robótica e programação. Dessa forma, é preciso encontrar maneiras para facilitar as conexões entre códigos e a aprendizagem concreta”, comentou Estela.
Para esse trabalho, a rede oferece módulos, sensores e mecanismos, que podem ser utilizados para programação através de diferentes softwares e com benefícios de aprendizagem a todas as idades, além de formação continuada para os profissionais. Também foi lançado um caderno específico para a robótica, que traz a história da robótica na rede pública curitibana, assim como a trajetória na implementação da Robótica de Alta Performance, que hoje reúne dez equipes.
Destaque internacional
Além de premiações locais e nacionais, os estudantes da rede municipal de Curitiba já receberam até premiação fora do país. Em junho de 2019, a equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, realizado em Biblos.
Saiba mais sobre Robótica educacional.
Assista às videoaulas na TV Escola Curitiba.