Bom, bonito e barato. O Morro da Palha, em Campo Magro, é um passeio para curtir em família ou com os amigos. Conhecido pelos praticantes de parapente, o morro também é um destino atraente para quem quer só caminhar, curtir a natureza e fazer fotos. A menos de uma hora de Curitiba, pela PR-090, o local recebe muitos grupos de trilheiros aos finais de semana e feriados. Parte da estrada é de terra, mas você não precisa de um 4x4 para chegar até lá.
Carros de passeio dão conta do percurso e o Bar do Paulo tem estacionamento, banheiros, lanches, parquinho para crianças e boa parte dos visitantes começa a trilha nesse ponto, um pouco antes da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
A pé, são cerca de duas horas de trajeto até o topo, ida e volta, dependendo do ritmo da caminhada. Mesmo antes de chegar ao cume do morro, a vista é linda e é possível descansar sob as árvores. Alguns trechos são mais íngremes, mas o grau de dificuldade é baixo.
Na volta, porque ninguém é de ferro, tem até churrasco para quem quiser repor as energias antes de voltar para casa.
A geneticista Vanessa Zanette e a filha Luiza, de 7 anos, começaram a curtir trilhas recentemente, e as caminhadas na natureza tem ajudado Vanessa a relaxar e curtir um tempo com a filha e o namorado longe do computador.
“Sempre quis fazer trilhas, mas tinha receio de ir sozinha, mas também não curtia muito a ideia de ir em grandes grupos de excursão, parece que perde um pouco o sentido de aproveitar o silêncio, a natureza. Aí comecei a ir com o namorado, e a Luiza também gosta muito, para ela é uma atividade saudável, ela curte as paisagens, as flores, tira fotos, enfim, fazer trilha é uma opção muito gostosa como passeio em família”, relata Vanessa.
Se recuperando de uma cirurgia, a pesquisadora da Fiocruz Paraná está contente por retomar os percursos mais leves. “Em breve quero trilhas mais difíceis, que me desafiem um pouco mais”, conta a geneticista.
Luiza adorou o Morro da Palha. “A gente pode ver e ouvir os pássaros, acho divertido”, comenta Luiza, que chegou ao topo do morro com energia de sobra e fez um lanche com bolachas e café. Agora a menina conta que quer conhecer o Pão de Loth, em Quatro Barras, no início da Serra da Baitaca.
Para a representante comercial Vanessa Rodrigues de Lara, subir o Morro da Palha foi uma experiência incrível. Ela fez o passeio na companha de amigos. “A trilha é moderada, com trechos íngremes, mas a vista do topo compensa todo o esforço. Dá para ver Curitiba e a região ao redor”, afirma Vanessa.
“É um ótimo lugar para ir com amigos e ter contato com a natureza. Leve água, vá com calçado apropriado e, de preferência, com companhia”, recomenda.
Turismo em foco
O secretário municipal Thiago Bonagura (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba) destaca que incentivar o turismo na área metropolitana é uma das prioridades da pasta.
“Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país. O turismo, por exemplo, envolve o aproveitamento de diferentes potenciais e valoriza nossas belezas naturais”, pontua Bonagura.
Dicas para o passeio
- Leve água e lanchinho (barra de cereais, frutas, chocolate)
- Boné ou chapéu
- Protetor solar
- Repelente
- Tenha cuidado e respeite seus limites. Se informe sobre o trajeto antes de começar (grau de dificuldade da trilha, tempo de percurso para ida e volta, necessidade de equipamentos específicos)
- Use roupas e calçados adequados
- Não esqueça de se hidratar
- Não faça trilhas sozinho e informe-se sobre o trajeto. Use um GPS ou um aplicativo de GPS para trilhas no celular
- Grupos tornam o passeio mais divertido e seguro
- Itens de segurança: água, lanche, lanterna, pilhas reservas, apito, celular carregado e agasalho e/ou cobertor de alumínio de emergência
- Preserve a mata. Não desmate nem abra vegetação
- Nunca deixe lixo na natureza