Moradores do Xaxim e arredores poderão agora trocar lixo reciclável por frutas e verduras frescas num endereço bem próximo de suas casas. Foi inaugurado nesta terça-feira (13) mais um ponto do Programa Câmbio Verde, em frente à Unidade de Saúde Tapajós. Agora já são 95 locais de troca na cidade.
Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa – que funciona em Curitiba desde 1991 - incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. Atualmente, o Câmbio Verde promove a coleta mensal de 260 toneladas de lixo reciclável, pelos quais são doadas 80 toneladas de alimentos a cada mês, beneficiando no mínimo oito mil famílias.
A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explicou que em 2011 cinco novos pontos foram inaugurados. Os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.
"Eu fui uma que solicitou um Câmbio Verde aqui no Xaxim", disse a dona de casa Célia da Silva Inácio, mãe de dez filhos e adepta ao Câmbio Verde há muitos anos. "Agora estou feliz, pois posso fazer as trocas mais perto da minha casa", disse. Hoje, ela levou 17 quilos de lixo reciclável e ganhou sacolas cheias de laranjas, bananas, batatas e cenouras. "Depois que começamos a participar, eu e a minha família passamos a separar mais o lixo", comentou.
Outro morador do bairro, o técnico em contabilidade Abel Alves dos Santos, mobilizou a vizinhança e arrecadou quase 20 quilos de lixo. Na fila para trocá-los por alimentos, ele comentou que considera a reciclagem do lixo o fator mais importante da ação. "Embora, é claro, o acesso aos alimentos frescos incentive bastante a população”.
O líder comunitário Mauro Gonçalves disse que o novo ponto do Câmbio Verde irá atingir diretamente 13 mil moradores do Xaxim. “Eles terão um retorno direto no reforço da alimentação e também na educação ambiental”, disse.
Gonçalves contou que num recente mutirão realizado pelos moradores para limpeza do córrego da região foram retirados das águas 50 toneladas de lixo, principalmente pneus e garrafas. “A ideia é que essa realidade vá mudando à medida em que a população se conscientize da importância de separar o lixo reciclável”.
Na prática - A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.
Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento participa da ação. “Com o apoio de nutricionistas, orientamos a população sobre a melhor forma de utilizar os alimentos”, explica a gerente da unidade, Silvia Rocha.
“O objetivo é promover a alimentação saudável entre a população”.
Hoje pela manhã, na inauguração do Câmbio Verde do Xaxim, foi servido suco de cenoura com laranja aos moradores, que receberam a receita do suco e de uma broa nutritiva. “A idéia é que eles provem aqui e tenham vontade de preparar em casa, com os ingredientes que acabaram de receber”, disse Silvia. A equipe também orientava a população sobre o possível uso da casca e do talo de alguns alimentos, o que, além de ser uma alternativa nutritiva, ajuda a diminuir o lixo doméstico