Os moradores da Rua Irmã Clarice Biazus, no Xaxim, aguardaram quase duas décadas para ver a transformação pela qual a via está passando agora: o fim do saibro para a implantação do asfalto novo. A Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciou esta semana a implantação 304 metros de pavimento para requalificação da via, entre as ruas João Maria José de Farias e Adelia Zaninelli Vons.
Para o aposentado Lauro Lourenço Pereira, 73 anos, é o fim de uma longa espera. Morador desde que as primeiras casas foram construídas no local, ele comemora o fim do barro.
“Quando chove, é tanto barro que não dá para entrar com o carro na garagem. São 20 anos de sofrimento e agora tudo isso vai acabar, vai melhorar”, diz Pereira.
Além da cobertura de asfalto e meio-fio, será feita toda a infraestrutura de drenagem, com galerias de águas pluviais e bueiros. Nesta primeira semana de fevereiro, estão sento feitas as intervenções de drenagem, sob o olhar atento dos moradores. Entre eles, Erica Raiane Pampush Carvalhaes, 23 anos.
“Eu e minha família ficamos animados quando vimos as máquinas. Vai melhorar muito. Hoje é muita sujeira quando chove, muito barro”, fala.
Asfalto sobre saibro
A obra faz parte da terceira etapa do programa de asfalto sobre saibro lançado pelo prefeito Rafael Greca, que contempla 74 vias de Curitiba. São mais de 19 quilômetros de ruas de terra sendo completamente requalificados.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destaca que as intervenções atendem uma demanda importante da população.
“As obras de pavimentação são as campeãs de pedidos da população no programa Fala Curitiba e pela Central 156”, destaca.
Nas duas primeiras etapas do programa, outras 53 ruas que servem bairros de Curitiba se despediram do piso de saibro, somando mais de 11 quilômetros.
Regional Boqueirão
Nesta terceira etapa, serão 417,81 metros de intervenções em ruas do Xaxim. Além da Rua Irmã Clarice Biazus, dois trechos da Rua João Maria José de Farias vão receber asfalto sobre saibro, entre as ruas Luiz Carlos de Oliveira e Irmã Clarice Biazus (36,44 metros) e entre as ruas Ayrton Pizzatto Gusi e Arnaldo Gusi (77,23 m).
Desde o início do programa, a Prefeitura já acabou com o barro e a lama em outras cinco ruas do Xaxim, somando 656 metros de asfalto novo e infraestrutura de drenagem: Octacyr Reinaldo Mion (dois trechos, somando 285 m), Enéas Almeida Eidam (160 m), Regina Bonato (79 m); João Maria Carneiro (71 m); e Eduardo Afonso Portes (61 m).
Também na Regional Boqueirão, a Rua Professor José Nogueira dos Santos (445 m), no Hauer, foi contemplada com o asfalto novo sobre saibro.