A segunda fase de oficinas comunitárias do processo de revisão do Plano Diretor começou nesta terça-feira (28/10), na Rua da Cidadania do Cajuru. Com auditório lotado, os participantes puderam conhecer melhor instrumentos e ferramentas do planejamento urbano e elencaram as mais indicadas para resolver os desafios de desenvolvimento local, apontados pela própria comunidade.
As equipes técnicas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realizaram atividades de engajamento na Imersão Urbana. Os moradores conheceram um pouco dos exercícios de cenários elaborados durante o Seminário Curitiba do Amanhã, realizado no início de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), sinalizando projetos, políticas públicas e utopias que poderiam ser replicados na regional.
A comunidade também teve acesso aos 50 desafios estabelecidos a partir das quase 3 mil contribuições recolhidas durante a rodada de leitura e diagnóstico realizada nas regionais e nas oficinas livres entre julho e agosto, apresentadas na audiência pública no dia 9 de outubro. Além disso, foram apresentados os 15 objetivos estratégicos desenhados durante as oficinas de visão de futuro para que os moradores indicassem quais os mais pertinentes e prioritários para a regional.
“A oficina de propostas é um exercício de pedagogia e qualificação do debate do desenvolvimento urbano. O cidadão conhece ferramentas e instrumentos que podem viabilizar a transformação da cidade, com a solução de problemas que foram compartilhados pela comunidade”, explica Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador geral do processo de revisão do Plano Diretor.
A oficina do Cajuru contou com apoio da equipe da administração regional, liderada por Agostinho Creplive Filho. Estiveram presentes os vereadores Lais Leão, Renan Cechin, João da 5 Irmãos, Rafaela Lupion e Serginho do Posto.
Mais encontros
As oficinas de imersão urbana e de propostas continuam nesta quarta-feira, (29/10), na Regional do Bairro Novo. A ação de engajamento começa às 14h, no Clube da Gente, na Rua Ourizona, 1.681, e a oficina comunitária ocorre a partir das 18h30 na Rua da Cidadania, na Rua Tijucas do Sul, 1.700, no Sítio Cercado.
Na quinta-feira, (30/10), será na Regional do Boa Vista, com as atividades centralizadas na Rua da Cidadania, também a partir das 14h para a Imersão Urbana e às 18h30, para a oficina comunitária. Até dia 18 de novembro, as ações ocorrem no Tatuquara (03/11), Santa Felicidade (5/11), Boqueirão (6/22), Pinheirinho (11/11), Matriz (13/11), Fazendinha/Portão (17/11) e CIC (18/11). A programação completa pode ser conferida no site do Plano Diretor.