Cerca de 130 estudantes do Colégio Estadual Gottlieb Mueller, no Boqueirão, participaram da primeira Audiência Jovem de 2022. O encontro foi na manhã desta quarta-feira (16/3), na quadra coberta do colégio, e reuniu jovens de 14 a 20 anos que estudam no Gottlieb Mueller e alguns de outras escolas da região.
A Audiência Jovem é promovida pela Assessoria da Juventude, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e os encontros serão feitos nas dez administrações regionais de Curitiba. A programação vai até julho e todas as reuniões vão respeitar os protocolos de segurança da pandemia.
Na manhã desta quarta, os jovens tiveram palestras sobre a entrada no mercado de trabalho, feita por Ricardo Mayer, da Fundação de Ação Social (FAS) - Emprego. Também houve uma palestra sobre o assunto “Drogas nas praças”, feita pela Guarda Municipal da Regional Boqueirão.
Ana Beatriz, de 14 anos, gostou de participar da Audiência Jovem e achou uma boa oportunidade para ser ouvida. “Espero que consigam trazer novidades e que melhorem as condições de educação para os jovens. Eu gostaria que os eventos fossem mais didáticos”, afirmou a estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Gottlieb Mueller.
O adolescente Eduardo Otávio Rodrigues, 15, pediu mais segurança para a região onde mora. “Eu acho importante conversar com estudantes de outras escolas. Aqui podemos falar sobre cultura e segurança, também podemos fazer novas amizades”, disse Rodrigues.
Protagonismo
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, abriu a Audiência Jovem e destacou a importância que a juventude tem para a sociedade. “Duas questões são fundamentais. A esperança, mas com atitude e com objetivo. Vocês podem alcançar tudo o que querem. E a outra é a educação. A educação é a única forma de transformar a vida de vocês”, afirmou Pijak.
O secretário explicou que deu aula no Colégio Estadual Gottlieb Mueller em 2009 e 2010. A diretora do colégio, Márcia Ribeiro, afirmou que é a primeira vez que o colégio participa de uma Audiência Jovem. “Somos uma escola cívico-militar e para nós é um exercício de cidadania muito importante participar dessa audiência”, disse.
“Hoje é um momento voltado à democracia, para ouvir e reivindicar. Vocês jovens são o futuro. Para exercer o papel de cidadão não tem idade”, afirmou o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, que também foi estudante do Colégio Estadual Gottlieb Mueller.
Também participaram da Audiência Jovem o deputado estadual Mauro Moraes, o assessor da Juventude da Smelj, Adriano França, o chefe do Núcleo da Smelj Boqueirão, Felipe Luiz Bot, e o assessor do Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte do Paraná, Joel Santos Bandeira.
A próxima Audiência Jovem será no dia 23 de março, na Regional Santa Felicidade, no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo (Avenida Manoel Ribas, 7.149, Santa Felicidade).