Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Antes e depois

Moradores comemoram fim do saibro na Regional Tatuquara

Av. Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, no Tatuquara, após receber obras de pavimentação sobre saibro. Curitiba, 23/08/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Antes, poeira e lama. Depois, asfalto novo e infraestrutura de drenagem. A vida mudou para as pessoas que têm casas em mais sete ruas da Regional Tatuquara requalificadas pelo programa Asfalto no Saibro, criado na gestão Rafael Greca e coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. 

Nesta segunda-feira (23/8), Lourival Rodrigues Camargo estava aproveitando o tempo de sol para realizar melhorias na sua casa. Junto ao pavimento asfáltico, meio-fio, boca de lobo que serve a galeria de água pluvial e o paisagismo feito na Travessa Luiz Gonzaga, no bairro Tatuquara, ele trabalhava na construção de sua calçada.

“Moro há 18 anos aqui e gostei muito da obra. Acabou com a sujeira do pó, da lama. Ficou nota 10, 100% melhor”, avaliou Lourival Rodrigues Camargo.  

A Travessa Luiz Gonzaga recebeu as intervenções no trecho de 73 metros, entre a Rua João Enéas Ramos de Sá e a Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis. 

Testemunha dos avanços urbanísticos conquistados pelo bairro nos últimos 25 anos, tempo em que Vilma Barreto fixou residência na Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, ela hoje se sente privilegiada pelas obras feitas no trecho de 198 metros entre as ruas Enette Dubard e Pedro Prosdócimo.

“Antes era só poeira, barro e buracos. Agora está muito bom, com gramado, asfalto novo, meio-fio, bocas de lobo e galeria para escoar a água da chuva. Estou feliz”, apontou Vilma Barreto. 

Na Travessa Raul Seixas, em 96 metros do trecho entre a Rua João Enéas Ramos de Sá e a Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, também no Tatuquara, a realidade foi transformada para melhor. Conforme relata a moradora Maria Aparecida Amaral, que ali vive há quatro anos, até as tarefas corriqueiras foram facilitadas. 

“Manter a calçada limpa e estender a roupa lavada para secar no sol era muito difícil. A sujeira não me deixava em paz. Agora ficou mais tranquilo. O pó e a lama do antigo saibro não me atrapalham mais”, contou Maria Aparecida Amaral.

Mais obras prontas  

Outras quatro vias tiveram os serviços do programa Asfalto no Saibro concluídos recentemente. Duas estão no Tatuquara e duas servem o bairro vizinho do Campo de Santana. Somados, são mais 1.165 metros de pavimento asfáltico e drenagem.   

No bairro Tatuquara estão revitalizadas a Rua Capitão Lauro Correia Regnier, no trecho de 215 metros entre as ruas Albor Pimpão de Almeida e Ferdinand Otto Muller, e a Rua Angelina de Lima Pires de Oliveira, que recebeu melhorias nos 120 metros entre as ruas Capitão Lauro Correira Regnier e Josuel Ferreira.

Já no bairro Campo de Santana, a Rua Miguel Furmann teve atendido o trecho de 250 metros entre as ruas Angelo Tozim e Tereza de Freitas Tavares, e na Rua Tereza de Freitas Tavares foram feitas intervenções nos 580 metros entre as ruas Miguel Furmann e Luiz Leal da Rocha.

Saldo positivo

O programa Asfalto no Saibro registra o histórico de 293 ações de pavimentação e drenagem (algumas ruas receberam mais de uma ação em diferentes trechos) em 66.718 metros de vias que servem bairros de nove das dez administrações regionais de Curitiba. São obras já concluídas, em execução e contratadas para iniciar nos próximos dias.

“Somente nos bairros da Regional Tatuquara, são 91 trabalhos prontos, em andamento ou já licitados e com empresas contratadas para iniciar os serviços. São 19.494 metros de ruas completamente requalificadas e que oferecem mais qualidade de vida aos moradores”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

De acordo com o secretário, próximas etapas já estão sendo encaminhadas para processo licitatório e o programa terá sequência até que não existam mais ruas de saibro em bairros urbanizados de Curitiba.