Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Tarumã

Moradores aproveitam eixo de animação revitalizado pela Prefeitura

Prefeito Rafael Greca visita com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias e o vereador Sergio Balaguer, o espaço Venevérito da Cunha, na Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, no Tarumã. Curitiba, 14/01/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Os moradores do Tarumã e região têm mais um local para atividades físicas e de lazer com segurança e conforto. Com a revitalização do Eixo de Animação Santa Catarina, na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, a Prefeitura deu vida nova à área de lazer que já existia ali, atraindo o interesse da população que mora nas proximidades.

Nesta terça-feira (14/1), o prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, visitou o Eixo, para avaliar as melhorias entregues aos curitibanos em novembro de 2019. 

“Entregamos a reurbanização do Eixo Santa Catarina que fica no limite da Regional Cajuru com a Regional Matriz. A cidade é a só e nós amamos muito essas obras de urbanização”, destacou o prefeito. 

 

O projeto e implantação das mudanças foram feitos pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente. Foram investidos R$ 175 mil, que foram aprovadas por uma emenda do vereador Serginho do Posto, que também acompanhou a visita desta terça-feira (14/1).

Acessibilidade

Com área total de 5.091m², o Eixo de Animação ganhou melhorias nas praças de estar, revitalizadas com concreto e paver para melhor acessibilidade, e bancos de concreto. Também foi recuperado o pergolado de madeira e feito plantio de glicínias (vegetação trepadeira) para colorir a estrutura.

A calçada teve o piso trocado para favorecer caminhadas, com circuito de 380 metros de comprimento em CBUQ (tipo de revestimento asfáltico) e ganhando rebaixos de calçada nas esquinas. 

Foram implantados um kit de equipamentos de ginástica em tronco e metal e dois paraciclos para três bicicletas, cada.

A quadra poliesportiva ganhou recape de CBUQ, reforma dos alambrados, das tabelas de basquete e das traves de futebol, além de pintura nova de piso. 

O parquinho foi renovado por um brinquedo multiuso de tronco de madeira e tubos de metal sobre piso macio de pneu reciclado, com gradil de proteção e bancos de concreto. 

A administradora Jully Zink, 33 anos aprovou as mudanças. Ela mora na região e costuma levar os filhos Emily, 9 anos, e Leonardo, 8 meses, para passear e brincarem.

“A estrutura ficou bem melhor. Essas mudanças ajudam a trazer mais pessoas a querer frequentar este espaço”, diz Jully.

A opinião da filha Emily pode ser vista na prática: com a pista de caminhada renovada, ela desliza com tranquilidade sobre os patins. 

O local também ganhou um novo projeto de paisagismo, com a troca espécies vegetais invasoras por árvores nativas - quaresmeiras, ipês roxos e ipês amarelos, que florescem em épocas diferentes do ano.

Homenagem 

O Eixo ganhou o nome do engenheiro Venevérito da Cunha, que que foi presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e projetista de prédios históricos, como o da Biblioteca Pública do Paraná.

Nascido em Florianópolis, veio para Curitiba para prestar concurso na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, onde se formou. Foi diversas vezes homenageado pelo CREA-PR e escolhido como Engenheiro do Ano pelo IEP. Assinou diversos projetos relevantes, de escolas, hospitais, pontes, igrejas e grandes prédios comerciais.