A dona de casa Elisabete Ramos Andrade, 41 anos, conta os dias para ver a conclusão da obra da rua Desembargador Antônio de Paula, no Boqueirão, que está sendo totalmente revitalizada. As equipes da Prefeitura trabalham em frente da sua casa, perto da esquina da Cristiano Strobel, colocando a nova rede drenagem da rua.
“Esta obra, que terá novas calçadas, dará mais segurança para os meus filhos quando forem pra escola. Também os imóveis da região vão ser valorizados”, diz a dona de casa.
Antes da obra, Elisabete caminhava pela Desembargador Antônio de Paula, para levar o filho Leonardo até a escola, indo pela rua. Agora, ela espera as novas calçadas da rua. Serão 5 quilômetros de novas calçadas, feitas com blocos de concretos intertravados (paver).
A novidade também alegrou a dona de casa Jussara Mendes Santos Machado, vizinha de Elisabete. “Minha filha Julia, que estuda em escola municipal, vai sozinha para a aula. Agora quando ela voltar, vai cruzar as ruas em segurança com semáforos novos”, diz Jussara.
Jussara acredita que a reforma vai acabar com um problema frequente nos períodos de chuvas, que é o alagamento. Ao longo da rua Desembargador Antônio de Paula estão sendo colocadas 2,5 quilômetros de novas tubulações, com um metro de diâmetro. “Os alagamentos vão ficar no passado. Não vou me preocupar com as chuvas fortes’, diz.
As equipes da Prefeitura estão trabalhando na construção da nova drenagem da rua Desembargador Antonio de Paula. Novas tubulações estão substituindo antigas galerias pluviais que estavam subdimensionadas. Escavadeiras hidráulicas estão fazendo a base da nova rua, que vai proporcionar mais durabilidade ao asfalto.
Obra - A revitalização da rua Desembargador Antônio de Paula será feita no trecho da rua Francisco Derosso até a avenida Marechal Floriano Peixoto, num total de 2.400 metros de asfalto novo. O investimento nesta obra é de R$ 6,1 milhões, como parte do programa Pró-Cidades, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além do asfalto novo, a rua vai ganhar novas calçadas, com acessibilidade, ciclovia, nova iluminação, paisagismo e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia). Durante os trabalhos, a rua será interditada ao tráfego, com acesso permitido apenas a moradores.
Para a moradora Claudineia May Mendes, a revitalização da Desembargador Antônio de Paula vai trazer mais segurança a moradores e crianças que vão para a escola.
"Moro na rua detrás, mas passamos todos os dias pela rua para levar as crianças para a escola ou ir à farmácia. Vai ser ótima essa obra, aqui é uma rua muito movimentada", diz Claudineia.
Revitalização da Desembargador Antônio de Paula
Investimento: R$ 6,1 milhões
Extensão: 2,4 quilômetros
População atendida: 193 mil pessoas
Melhorias: terraplanagem, drenagem, calçadas, paisagismo, iluminação pública, sinalização e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia)