Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Referência esportiva

Modernizado, Parque dos Peladeiros está pronto para chegar aos 40

Remodelação do parque Peladeiro. Curitiba, 10/12/2020. Foto: Luiz Costa /SMCS

 

Inaugurado em abril de 1981, o Parque dos Peladeiros, no Cajuru, vai chegar revigorado aos 40 anos, em 2021. Desde 2017, a Prefeitura investiu R$ 9,2 milhões em obras e serviços, que transformaram o local em um moderno centro de formação esportiva.

As melhorias também deram aos moradores dos bairros Cajuru e Uberaba um ponto de lazer e atividade física próximo de suas casas, atendendo uma demanda da população local.

“Há muito tempo que os moradores esperavam esses avanços. O Parque dos Peladeiros vai servir à comunidade do entorno e atletas de excelência com a mesma qualidade”, destaca a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos.

Infraestrutura poliesportiva

O Parque dos Peladeiros foi, por décadas, referência para o futebol amador. Agora, com a nova infraestrutura, oferece opções poliesportivas, tanto para iniciantes quanto para quem compete no alto rendimento – inclusive com pretensões olímpicas.

O primeiro passo foi a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, um novo ginásio e pista de atletismo para a iniciação esportiva e prática de esportes de rendimento e que vai ganhar um alojamento para atletas.

Ali passaram a ser ofertadas aulas gratuitas de futsal, basquete, vôlei, judô, esgrima, handebol, taekwondo, corrida, floorball, ginástica e aulas de ritmos para 800 praticantes.

Estruturas olímpicas

A mais nova estrutura começou a ser instalada em dezembro: o primeiro muro de escalada do Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva, este será para a modalidade Boulder. E mais dois, nas modalidades Dificuldade e Velocidade serão construídos.

O Peladeiros também ganhou a Pista Municipal de BMX para a prática de bicicross. Também segue os padrões olímpicos, nas modalidades Challenger (5,6m de altura no partidor e 392,42m de extensão) e Championship (8,6m de altura e 355,80m de extensão).

Além disso, nos 177,7 mil m² do Parque, a Prefeitura também reformou e ampliou o Estádio Municipal de beisebol e softbol, implantou um campo de futebol americano, e duas canchas de vôlei de areia. 

Para todos

Atendendo ao pedido eleito pelos curitibanos na consulta pública Fala Curitiba para a Regional Cajuru, a Prefeitura construiu uma pista de caminhada de 1,7 km para o lazer e atividade física da população.

Também criou uma área de convívio, com o plantio de 320 árvores, instalação de bancos, plantio de grama, e reforço na iluminação.

Todos os equipamentos, como academia ao ar livre, placas de sinalização, parquinho, equipamentos de alongamento, o ginásio já existente foram revitalizados. 

Morando em Curitiba há dois anos e meio e no Cajuru há menos de um mês, o fotógrafo venezuelano Alfredo Alejandro Perez, 32 anos, diz achar o parque muito agradável para passear com a família: 

“São várias as famílias que trazem as crianças para brincar, que vem caminhar. É muito bom ter um local como esse nos bairros, mostra como a cidade é organizada”, fala Perez.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as atividades no Parque dos Peladeiros estão suspensas, obedecendo aos decretos municipais. 

Histórico

O Parque dos Peladeiros foi oficialmente inaugurado em 4 de abril de 1981. Ganhou esse nome por suas canchas de futebol, ponto de encontro para os boleiros disputarem os campeonatos de futebol amador. 

Entre eles o tradicional Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, o Peladão, criado pelo jornalista Nelson Comel, homenageado no nome do CIE.

O torneio começou em 1969 e chegou a reunir mais de 200 equipes em uma única edição e a levar as equipes campeãs a disputar jogos em Assunção, capital do Paraguai.