Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo

Mobilidade urbana em Curitiba entra na era digital com novas tecnologias

Mobilidade Urbana em Curitiba entra na era digital. - Na imagem, palestra com Ogeny Neto, Presidente da URBS - Curitiba, 21/03/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A mobilidade urbana em Curitiba entrou na era digital. Um pacote de inovações logo estará disponível para chamadas de táxis, vagas rotativas de estacionamento, carregamento de créditos de transporte e planejamento operacional das linhas de ônibus da cidade.

Os novos sistemas tecnológicos que estarão disponíveis para a população a partir do segundo semestre do ano foram apresentados nesta quinta-feira (21/3), pelo presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), Ogeny Pedro Maia Neto, no painel Repensando a Mobilidade Urbana, durante o Smart City Expo Curitiba 2019. O fórum internacional segue nesta sexta-feira (22/3), no Expo Barigui.

“A tecnologia e as inovações que estamos presenciando acontecer nesta década podem conviver e mesmo interagir com o transporte público de maneira colaborativa. Estamos inserindo a frota de transporte público e também os táxis nessa nova realidade”, disse Maia Neto.

Dentro de seis meses o EstaR Digital vai substituir as anotações em bloco de papel, facilitando a fiscalização e o controle do município com as vagas públicas de veículos. Já o aplicativo para a frota táxis será similar aos demais sistemas privados, como Uber e Cabify, e também ajudará a Prefeitura a controlar melhor e em tempo real o serviço oferecido ao cidadão.

LEIA MAIS:

“Com o aplicativo do táxi, por exemplo, a Urbs poderá direcionar os veículos para atender locais onde há demanda”, disse Maia Neto. Outro sistema que foi citado pelo presidente da Urbs é o software de gerenciamento e planejamento operacional do transporte coletivo.

O sistema já foi adquirido e está sendo desenvolvido. A previsão é de que em julho esteja disponível para os técnicos da Urbs usarem na programação.

O mesmo painel teve ainda a participação de outros especialistas na área de mobilidade urbana: Benjamin de La Penhã, chefe de Estratégia e Inovação do Departamento da Seattle Transportation (EUA); Paula Nader, diretora da Grow, empresa que detém as marcas das bicicletas Yellow e os patinetes Grin e ainda a Silvia Barick, diretora institucional da Renault no Brasil.