Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Smart City Expo

Inovações da gestão ratificam Curitiba na lista mundial das smart cities

Prefeito Rafael Greca, abre o Smart City Expo Curitiba 2019, no Expo Barigui. Curitiba, 21/03/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em 29 de março, Curitiba chegará aos 326 anos de história como parte da cobiçada lista de cidades inteligentes do mundo. Uma posição fruto do planejamento e da inovação na gestão pública.

"Dia 29 teremos a Prefeitura na ponta dos dedos do povo com a alegria de servir na velocidade da inovação", afirmou o prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (21/3),  na abertura do Smart City Expo Curitiba 2019, no Expo Barigui.

LEIA MAIS:

Em sua exposição, o prefeito listou as iniciativas da gestão pela inovação urbana e nas áreas da saúde, educação, capacitação de empreendedores, fomento a startups e evolução do Vale do Pinhão. Um processo de formação de uma rede inteligente em Curitiba, nas mais variadas áreas.

O avanço de Curitiba neste cenário foi confirmado na fala do diretor de negócios internacionais da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, que destacou a relevância para a cidade na realização do Smart City 2019. "A primeira edição de um evento pode ser uma casualidade. A segunda edição é a ratificação de um processo. A consolidação de Curitiba como cidade inteligente para o Brasil e o Mundo", disse.

Na opinião de Zapatero, o encontro é uma oportunidade para pensar cidades melhores para os seus habitantes.

O presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou Rafael Greca como o representante da FNP no fomento às iniciativas de smart cities. "É o nosso vice-presidente de cidades inteligentes. É uma função estratégica que se soma a temas essenciais de saúde e educação prioritários para a Frente".

Para Donizette, o caminho da administração pública está na humanização da tecnologia e na sua utilização como ferramenta para melhorar a vida das pessoas. "O aplicativo que o prefeito Greca está lançando é um exemplo deste processo", disse.

Na opinião do vice-governador, Darci Piana, o governo do Estado deve seguir os passos do prefeito Greca para transformar o Paraná no mais inovador dos estados brasileiros.

"O prefeito faz de Curitiba a mais inovadora das cidades do Brasil. Está de parabéns pela iniciativa e competência de realizar a segunda edição deste evento. Um investimento que traz resultados importantes ao desenvolvimento".

Ambiente inteligente

A transformação do espaço urbano em um ambiente inteligente também foi destaque na palestra de abertura do evento, ministrada por Ana Carla Fonseca.

Ao abordar a economia criativa e as mudanças no processo produtivo verificadas nas últimas décadas, Ana Carla ressaltou o apontamento do prefeito Greca sobre a migração às atividades digitais. "Hoje a cidade pode se reinventar com base na inteligência", pontuou a palestrante.

Segundo ela, é um processo necessário num cenário em que o trabalho está cada vez mais automatizado, criativo e disperso. "Pessoas podem hoje trabalhar em outros ambientes. Com a mudança nas atividades e a tecnologia disponível, qualquer local pode ser um potencial ambiente de trabalho."

De acordo com Ana Carla, cada entrante no mercado, num futuro próximo, terá ao menos cinco profissões diferentes.

O vereador Pier Petruzziello também acompanhou a palestra.