Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vice

Mirian é a primeira mulher na vice-prefeitura

Mirian Gonçalves (PT) tomou posse hoje, 1º de janeiro de 2013, como a primeira mulher na história da prefeitura de Curitiba a assumir o cargo de vice-prefeita. Curitiba, 01/01/2013 Foto:Everson Bressan/SMCS

Mirian Gonçalves (PT) tomou posse hoje, 1º de janeiro de 2013, como a primeira mulher na história da prefeitura de Curitiba a assumir o cargo de vice-prefeita.

Mirian tem 51 anos e é advogada trabalhista há 30 anos. A vice-prefeita acumulará ainda a função de secretária Municipal do Trabalho e Emprego.

Segundo Mirian, a posse da primeira mulher no executivo de Curitiba representa uma conquista para todas as mulheres. “Esta é uma grande vitória. Se hoje estou aqui é porque durante muitos anos, as mulheres lutaram pela emancipação e pelo seu reconhecimento sempre de maneira constante e perseverante. A sociedade brasileira já mostrou com a eleição da presidenta Dilma que acredita na força e na competência da mulher”, afirma Mirian. 

A vice-prefeita é mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha. Desde muito jovem ingressou na política e foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Paraná. Sua atuação profissional sempre esteve voltada à defesa dos movimentos sociais e das causas dos trabalhadores.

Trabalho - Na Secretaria, o objetivo é estimular a geração de empregos e novas oportunidades aos jovens talentos curitibanos.

“Curitiba é destaque nacional na geração de emprego, o que nos orgulha muito. Contudo, os jovens ainda precisam de maior qualificação voltada inclusive à economia criativa, como propaganda, arquitetura, artes, moda, tecnologias, entre outras.

Retomaremos a Curitiba de vanguarda, inovadora com a nossa população preparada para as demandas do mercado”, afirma Mirian Gonçalves.