Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Mídias Integradas em Educação abre programação do polo UAB de Curitiba

Um grupo de 120 professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba está participando da Especialização Mídias Integradas na Educação, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O curso é o primeiro ofertado no polo Curitiba, criado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foto: Divulgação

Um grupo de 120 professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba está participando da Especialização Mídias Integradas na Educação, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O curso é o primeiro ofertado no polo Curitiba, criado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A aula inaugural foi na noite da última sexta-feira (18) no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, no Jardim Botânico, reunindo participantes dos polos Curitiba e Colombo. O curso de Especialização Mídias Integradas na Educação acontece na modalidade da Educação a Distância, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com acompanhamento de tutores.

Serão 360 horas de especialização ao longo de três semestres, com aulas presenciais aos sábados, no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, no Centro. Voltado aos profissionais da educação da rede pública de ensino, o curso proporcionará formação para o uso pedagógico e produção nas diferentes tecnologias da informação e comunicação: impressos, áudio e rádio, vídeo, informática – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem.

A participação dos profissionais da rede municipal de ensino na especialização deve-se ao fato de Curitiba ter se tornado polo de apoio presencial para cursos de educação a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Paraná. A instalação do polo no Centro de Formação Continuada facilita a formação dos profissionais. “Esta é uma oportunidade de formação que vai aprimorar as atividades, ampliando as potencialidades de tornar os profissionais capazes de produzirem e estimularem a produção dos estudantes nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica”, disse a secretaria municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Andrade Mulinari, também destacou a importância da parceria. “Trabalhamos arduamente para que esta parceria se concretizasse para o bem da formação docente e a melhoria da qualidade do ensino público na nossa cidade e no nosso país”, disse Mulinari

A formação oferece teoria para fundamentar a prática no desenvolvimento de atividades com as mídias em sala de aula, como o desenvolvimento de experiências com os recursos tecnológicos para as atividades de ensino.

Segundo a gerente de Educação à Distância da SME, Patrícia Andréia Pitta, o curso corresponde à necessidade de aprimorar o conhecimento sobre como tornar tecnologias digitais aliadas no processo de ensino e aprendizagem. “O curso é voltado para a experiência didática e para o cotidiano do profissional em sala de aula”.  

Uma das participantes, a professora Karina Reis Kos acredita que o curso preenche uma lacuna na formação do profissional uma vez que as tecnologias estão cada vez mais presentes e em grande evolução, diferenciando-se da realidade de quando ela esteve na academia. "É um curso bastante concorrido, foi bom ter sido uma das classificadas. Espero que seja dinâmico, prático para que eu possa incorporar os novos conhecimentos em sala. A intenção é aprender e me aperfeiçoar ainda mais na área das tecnologias", disse Karina.