O programa Mesa Solidária, que distribui refeições gratuitas para a população em situação de risco social ganhou uma nova parceria, a Electrolux. A empresa, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos no mundo, se uniu à Prefeitura para garantir uma alimentação saudável para quem mais precisa neste momento crítico da pandemia da covid-19.
Durante um mês a empresa vai distribuir 220 refeições por dia na Praça Solidariedade, complexo da Prefeitura no Rebouças coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), que oferece vários serviços para pessoas em situação de rua.
A doação das marmitas começou na quinta-feira (18/3) e sexta-feira (19/3) com a entrega de jantares. Desde a última segunda-feira (22/3) a ação passou a ofertar 100 almoços e 120 jantares por dia, com exceção dos sábados e domingos.
As refeições são preparadas nos restaurantes das plantas da Electrolux em Curitiba, localizadas nos bairros Guabirotuba e Cidade Industrial. A produção é de responsabilidade da Sodexo On-site, parceira da Electrolux na ação social.
Parcerias
“Esta nova parceria amplia o número de refeições para população em situação de rua e em vulnerabilidade social, o que é muito importante neste período crítico da pandemia”, explica a gerente do Mesa Solidária na FAS, Grace Kelly Puchetti Ferreira.
Segundo Grace, houve um aumento do número de pessoas que precisam da assistência social para se alimentar e, com isto, a FAS tem investido na articulação de parcerias entre as políticas públicas, organizações sociais e a sociedade civil.
Responsabilidade social
Por meio do setor de relações públicas, a Electrolux explicou que doação das refeições tem o objetivo de beneficiar pessoas neste momento da pandemia, quando muitas famílias estão enfrentando a falta de alimentos. “A responsabilidade social é uma das maneiras de colocar em prática o propósito da empresa de transformar a vida da para melhor. Por meio de ações e parcerias como essa, conseguimos apoiar as comunidades onde estamos inseridos, atendendo pessoas em vulnerabilidade social.”
A ação social, encabeçada pela Electrolux, tem ainda a parceria da Electrolux Food Foudation (EFF) e do Instituto Stop Hunger Brasil, organização criada e mantida pela Sodexo para combate à fome e má-nutrição.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária foi lançado pela Prefeitura em dezembro de 2019 para garantir que pessoas em situação de risco social, principalmente de rua, possam se alimentar diariamente em espaços limpos e confortáveis.
O programa é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços públicos e apoio logístico.
Atualmente o programa conta com mais de 40 parceiros que são responsáveis por adquirir, preparar e servir os alimentos. Entre eles estão instituições religiosas, organizações da sociedade civil (OSCs), grupos de apoio à população em situação de rua, além de feirantes e permissionários dos Sacolões da Família.
Desde que foi lançado, o programa garantiu a distribuição de mais de 284 mil refeições gratuitas. Além da Praça Solidariedade, os alimentos são servidos nos restaurantes populares do Capanema e da Rui Barbosa.