O menino Symon Pedroso, assistido pela Fundação de Ação Social (FAS) com a mãe e cinco irmãos na Regional Tatuquara, teve uma comemoração de aniversário especial nesta segunda-feira (24/6). Aos 7 anos, o garoto, que é deficiente visual, recebeu uma festa surpresa com direito a bolo, salgadinhos, refrigerante, balões e uma emocionante visita ao Corpo de Bombeiros.
A celebração aconteceu na unidade dos Bombeiros de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Recebido calorosamente pelos membros da corporação, Symon realizou o sonho de conhecer de perto seus heróis, dar uma volta no caminhão de bombeiros e até vestir um uniforme de combate a incêndios. "Os bombeiros são muito legais, corajosos, mas o uniforme é muito pesado", comentou Symon, feliz com a experiência.
Estudante do 1º ano, Symon foi acompanhado pela mãe, Marisley, 37, e pela irmã Nataly, 10, além de servidores da Prefeitura de Curitiba. A organização da festa e da visita ficou a cargo da administração regional de Tatuquara e da equipe da FAS, que também acompanha a família pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba.
A família de Marisley é inserida no Cadastro Único e tem acesso a diversos programas sociais, incluindo crédito alimentar nos Armazéns da Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), fornecido pelo governo federal.
Atendimento à população
Marcelo Ferraz Cesar, administrador Regional Tatuquara, acompanhou a visita e falou da satisfação em realizar o sonho de Symon. "Temos grandes projetos na regional, mas ações como essa também fazem parte do nosso trabalho de atender a população da cidade", afirmou.
Ele mencionou o projeto Bairro Novo da Caximba, que vai garantir moradia digna para a famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e sanitária na Vila 29 de Outubro, ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu, no bairro Caximba.
A festa de Symon contou com o apoio do assessor Gabriel Gonçalves, que mobilizou empresários locais para doação das guloseimas.
No Corpo de Bombeiros, o menino foi recebido pelo sargento Rezende e pelo cabo Pires. "Nos fins de semana é comum recebermos visita de famílias e para nós é uma satisfação saber que as crianças querem conhecer o nosso trabalho. Esse contato é muito importante para toda a corporação", destacou Pires.
Marisley, mãe de Symon, disse estar feliz de ver o filho tão contente. "Era um sonho dele desde muito pequeno. Ele adora carros e caminhões e sempre pedia para conhecer os bombeiros", contou. Além de Symon, Marisley também enfrenta outro desafio, cuidar a filha mais nova, de 1 ano e cinco meses, que também tem deficiência visual.