As 17 moradoras da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Novo Mundo, conhecida como Casa das Meninas, gerida pela Fundação de Ação Social (FAS), ganharam esta semana um ambiente totalmente novo para viver. A unidade foi reformada pela equipe de arquitetos e designers do 2º Mueller Ecodesign Social, projeto idealizado pelo Shopping Mueller. Entregue nesta quarta-feira (21), a unidade teve a infraestrutura renovada de acordo com conceitos de sustentabilidade, graças ao apoio de profissionais e empresas que se dedicaram e investiram na ideia.
São 368 metros quadrados de área construída que foram renovados por uma equipe de mais de 100 colaboradores coordenados pelos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto. Agora, as meninas – que têm entre sete e 14 anos e precisam viver afastadas do convívio familiar por decisão judicial – têm novos ambientes projetados para atender todas suas necessidades, num espaço amplo e confortável. “Vocês são anjos que caíram do céu nas nossas vidas”, disse uma das moradoras, de 14 anos. “Quase não tenho o que falar, de tão feliz que estou”, falou outra moradora, de 13 anos.
Para o prefeito Gustavo Fruet, o projeto idealizado pelo Shopping Mueller é um “gesto de carinho e generosidade”: “Ajudaram a mudar completamente o perfil da UAI. Transformaram uma unidade de acolhimento em uma casa, o que garante menos evasão e dá mais segurança aos profissionais que trabalham nela”, afirmou. “A prefeitura atende quase mil crianças e várias unidades passam por reforma, mas essa parceria é fundamental. É uma prova de esperança num futuro diferente para essas crianças”, completou o prefeito.
“Esse momento foi muito esperado, principalmente pelas meninas, que participando desse projeto tiveram uma experiência pedagógica, pois aprenderam a necessidade de conservar o que se constrói”, disse a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet. “Com essa iniciativa estamos tirando as crianças da invisibilidade e colocando-as na luz, dando outra perspectiva para o seu futuro”, completou.
“Todos temos responsabilidade com a sociedade e esse é um modo de retribuir um pouco do que recebemos da população de Curitiba. É uma casa colorida, alegre, vibrante. Essa sensação que vamos passar para a vida dessas meninas”, disse o diretor do Shopping Mueller, Marcelo Pirani.
“Este é um projeto feito com o coração. Agradeço aos colegas profissionais. Sem eles, ele não teria saído. Agradeço pela paciência, principalmente das meninas. Fui recebida de braços abertos e foi por elas que nós fizemos esse projeto”, afirmou Rose Guazzi.
Antes de conhecer a casa renovada, as meninas tiveram um dia de salão de beleza e foram recebidas com uma festa com direito a food truck e uma apresentação cultural feita por elas próprias.