Representantes das secretarias municipais da Educação e de Defesa Social e Trânsito participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba, nesta quinta-feira (5/4), que teve como tema a segurança nas escolas da Prefeitura.
O evento foi uma iniciativa da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com os gabinetes dos vereadores Marcelo Fachinello (PSC) e Tico Kuzma (PSD).
A audiência pública é a continuidade de debates que já ocorreram na Câmara Municipal sobre a segurança das escolas municipais, CMEIs e outras instituições de ensino, desde os ataques ocorridos neste ano em unidades educacionais de Blumenau (SC) e em São Paulo (SP).
Durante a audiência, os representantes das secretarias apresentaram o pacote de medidas anunciado pela Prefeitura de Curitiba para dar continuidade ao trabalho já realizado, bem como o aprimoramento das ações de segurança das unidades escolares.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, reforçou que as medidas apresentadas demonstram o compromisso da gestão com a segurança nas escolas e a busca por soluções efetivas para garantir a tranquilidade no ambiente escolar.
“Curitiba já possui protocolos bem consolidados na rede municipal. Temos servidores e alunos treinados para diversas situações de emergência há muito anos. Neste momento de debate público, nós estamos ampliando esse trabalho e aprimorando nossa capacidade de enfrentamento a esses eventos”, afirmou Matos.
Entre as medidas estão o reforço no policiamento ostensivo e preventivo junto às escolas e aos CMEIs, a atualização dos protocolos de segurança e a ampliação da Muralha Digital com novas câmeras e aquisição de mais botões pânico e colares com o dispositivo.
O superintendente executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira, destacou também a liberação de uma cota extra de recursos do programa Fundo Rotativo para compra ou manutenção de itens de segurança pelas escolas, a disponibilização de colares de pânico também para unidades da Educação Especial, o programa Conhecer para Prevenir, em parceria com a Defesa Civil, e a criação do Comitê Permanente para a Cultura da Paz e Segurança.
“Com as famílias e demais profissionais, estamos discutindo e levando para dentro da escola o debate de uma cultura da paz, para que todos possam vê-la como um ambiente e um espaço seguro”, disse o superintendente.
Participaram a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro; e o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; além de representantes de órgãos federais e estaduais.