O programa Rosto da Cidade chegou ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, para recuperar mausoléus e túmulos que fazem parte do patrimônio cultural e histórico de Curitiba.
Edificações originais do século XIX, como a do Padre João de Abreu Sotto Maior, o túmulo mais antigo dentro cemitério, de 1857, estão sendo recuperadas com limpeza e resina antipichação.
“O cemitério é um terreno sagrado e simboliza o amor profundo pelos que nos antecederam. Aqui temos o primeiro equipamento público de Curitiba e é um bem que a cidade merece, porque a cidade também é sagrada”, disse o prefeito Rafael Greca.
Em visita ao cemitério, nesta sexta-feira (18/10), para conferir os primeiros trabalhos do programa Rosto da Cidade, Greca colocou flores na sepultura do Padre Agostinho Machado Lima, doador do terreno para formar o cemitério municipal. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias, acompanhou a visita.
A diretora do Departamento de Serviços Especiais da Prefeitura de Curitiba, Clarissa Grassi, explica que nesta etapa as benfeitorias começaram pelos mausoléus mais antigos, a maioria datados do século XIX. “São monumentos de relevância histórica, arquitetônica e artística da cidade”, disse Clarissa.
Como aderir ao Rosto da Cidade na etapa Cemitério Municipal
As Famílias que têm interesse em autorizar a Prefeitura a recuperar os mausoléus dentro do Cemitério Municipal devem aderir ao programa Rosto da Cidade. O termo ficará disponível no site www.curitiba.pr.gov.br/rostodacidade
Uma comissão do programa avalia a importância histórica e artística da edificação e se autorizado, a Prefeitura executa a recuperação com o compromisso de que sejam feitas as manutenções futuras.
A família de Alfredo Fernandes Loureiro foi a primeira a aderir ao Rosto da Cidade no Cemitério Municipal. “Nosso mausoléu já tem cinco gerações, e queremos que continue sendo bem cuidado e esse programa da Prefeitura é perfeito para isso acontecer”, disse Sérgio Luiz Loureiro.
Alguns dos principais túmulos e mausoléus que estão sendo recuperados na primeira etapa
Comendador Antonio Alves de Araújo - 1888
Doutor José Candido da Silva Muricy - 1897
Joaquim Taborda Ribas - 1888
Manoel Francisco Correia - 1905
Theophilo Moreira Garcez - 1890
Joaquina Francisca da Purificação Ribas - 1868
João de Abreu Sá Sotto Maior - 1857
Francisca Gonçalves de Souza de Castro - 1898
Julia Ferreira da Luz Santos - 1878
Amelia Joaquina de Campos Loureiro - 1884
Adolpho Forbeck - 1920
Jayme Ballão - 1930