Mais de 400 alunos do 4º ano do ensino fundamental de 28 escolas municipais e integrantes de nove grupos de escoteiros participaram na manhã deste sábado (02) da Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, no Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial.
Durante o evento, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, lançou o Guia do Educador do Projeto Bosque-Escola, uma ferramenta didática que contém propostas de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade dos bosques públicos. “Temos um desafio enorme na área ambiental. Estamos direcionando recursos para a limpeza de rios e a destinação correta do lixo”, disse o prefeito, lembrando que cada um pode fazer um pouquinho todo o dia pelo meio ambiente. “Em casa, na escola ou no trabalho, todos podemos ter atitudes de cuidados que promovam uma melhor qualidade de vida para a nossa cidade”, afirmou.
A Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade está em sua segunda edição. Coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e União dos Escoteiros do Brasil, tem o objetivo de sensibilizar alunos e a comunidade sobre a gestão ambiental da cidade e a adoção de medidas sustentáveis no cotidiano. Os temas para este ano, a serem estudados nas escolas, são biodiversidade e sustentabilidade, resíduos sólidos e sustentabilidade e rios e sustentabilidade. “O projeto Bosque-Escola oferece às crianças uma infância baseada nos valores de ética, do cuidado e da responsabilidade”, disse o secretário do Meio Ambiente, Renato Lima.
Para a aluna Agatha Matozzo, de 10 anos, estudante da escola Maria Ienkot Zeglin, a educação ambiental na escola é muito importante. “Conheci a história da erva-mate e aprendi muitas dicas sobre como preservar o ambiente. Vou levar para casa e para a escola estes conhecimentos”, disse ela.
A lobinho Polliane Emanuelle Casimiro, de 9 anos, do grupo de escoteiros Newton Horibe, gostou do evento. “Aprendi o que é importante para cuidar da nossa casa, nossa rua e nossa cidade”, explicou ela.
Bosque-Escola
O Bosque-Escola vai permitir que os alunos do ensino fundamental possam participar de atividades de educação para a sustentabilidade nos bosques públicos. A proximidade de áreas naturais em pleno espaço urbano permite às escolas, grupos de escoteiros e à comunidade utilizá-los como ferramenta didática.
Uma das prioridades do projeto é capacitar educadores para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e ensinar às crianças sobre a importância das áreas verdes, as espécies nativas, a dinâmica da natureza e o convívio da população do entorno, sensibilizando todos para a proteção e o respeito.
O “Guia do Educador do Projeto Bosque-Escola” foi entregue a professores das escolas Nair de Macedo, Presidente Pedrosa, Maria Ienkot Zeglin, Leonel Brizola, CEI Jornalista Cláudio Abramo, Wenceslau Brás, Germano Paciornick e Jardim Europa e o grupo de escoteiros Pindorama, São Luiz Gonzaga, do Ar América e Newton Hotibe.
Participaram do evento a secretária da Educação Roberlayne Roballo, o administrador da regional da CIC Tom Vargas, e o administrador da regional do Bairro Novo Pedro Pelanda.