Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Melhor assistência

Manual reúne diretrizes para aperfeiçoar atendimentos do SUS municipal

Manual da Qualidade da Feas busca melhorar a eficiência nos processos de trabalho do SUS de Curitiba. Foto: Divulgação

 

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba lançou nesta terça-feira (14/6) o Manual da Qualidade, documento que busca desenvolver um padrão de gestão dos processos de cuidado em 26 unidades.

O manual traz diretrizes seguras para tomada de decisão na rotina diária de atendimento em unidades da fundação que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara.

Um exemplo: ao assumir o plantão, a equipe de enfermagem pode se deparar com um paciente internado com banho, exames e medicação pendentes. O manual orienta a definir as prioridades, conforme a gravidade, a urgência e a emergência de cada evento.

“A compreensão dos pontos onde há espaços para ajustes de gestão e de direcionamento, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade, permite a identificação do está interferindo no desempenho”, observa a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O manual foi elaborado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) da Feas após oito meses de acompanhamento das rotinas de trabalho dos setores administrativos e assistenciais da fundação.

“Nosso objetivo é conscientizar os profissionais de que a qualidade é papel de todos e que este material nos ajudará a ter resultados mais eficientes e uma melhor assistência aos usuários”, observa a gerente do núcleo, Aline Feitosa.

Unidades

A Feas é ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e também administra o Hospital do Bairro Novo, o programa Saúde em Casa do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce.

Também faz a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Boqueirão e Fazendinha, Complexo Regulador, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Central de Transporte Sanitário e Central de Teleatendimento.