Mães e diretoras dos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Santa Felicidade se encontraram nesta quarta-feira (20/8) com representantes das unidades de saúde em um evento em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre amamentação. O encontro foi promovido pelo programa Mama Nenê, das secretarias municipais da Educação e da Saúde, no auditório da Rua da Cidadania de Santa Felicidade.
O programa incentiva o aleitamento materno com a criação de espaços reservados e especialmente preparados para a amamentação em espaços públicos, como os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs) e nas Ruas da Cidadania.
O espaço físico do Mama Nenê é pensado em passar privacidade e conforto para as mães, e conta com cadeiras ou poltronas, cortinas, armários ou biombos, como no caso do localizado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.
A vendedora Stefany Oliveira, mãe da Bella, de 2 meses, e de Aurora, de 3 anos, frequenta o espaço do Mama Nenê do CMEI Giovanna Serenato Panichi. A filha mais velha mamou até quase completar o terceiro ano de vida.
“No CMEI, eu encontrei acolhimento, pude usar o espaço do Mama Nenê enquanto a minha filha precisou. Eles também me auxiliaram na introdução alimentar dela e a entender todo esse processo”, contou Stefany.
Foi por essa relação criada com a equipe da Educação que Stefany foi convidada para participar do evento e contou que os novos ensinamentos serão aplicados também na criação da pequena Bella, que acompanhou a mãe.
A tarde teve ainda palestra sobre amamentação e oficinas de bem-estar da mãe e do bebê. As participantes aprenderam sobre auriculoterapia, forma de medicina alternativa que utiliza a orelha para tratar e diagnosticar doenças ou sintomas; nutrição durante a lactação; a dentição da criança e o desenvolvimento relacionado ao ato de mamar; e técnicas que facilitam a amamentação.