Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Habitação

Mais de 300 famílias do Cajuru garantem acesso às escrituras

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) concluiu o processo de regularização fundiária em duas áreas no bairro Cajuru: as vilas Camargo e Cajuru V. -Na imagem, o casal Pedro Jacomelli Filho e sua esposa Helena. Curitiba, 30/01/2013 Foto: Rafael Silva/Cohab

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) concluiu o processo de regularização fundiária em duas áreas no bairro Cajuru: as vilas Camargo e Cajuru V.

A ação beneficia 375 famílias que poderão ter acesso às escrituras dos terrenos onde moram. Os dois locais já têm infraestrutura e serviços, mas ainda faltava resolver a questão da posse dos lotes.

Localizada a sete quilômetros do Centro da cidade e a três do Jardim Botânico, a Vila Camargo surgiu como uma ocupação irregular no início da década de 90. Ao longo dos anos, a região recebeu a implantação de equipamentos públicos e foi atendida com obras de infraestrutura, ao mesmo tempo que ocorreu o desenvolvimento do comércio local.

Com a conclusão da regularização fundiária, as 74 famílias que ali residem deixam de ser ocupantes irregulares e passam a ser oficialmente proprietários dos terrenos onde vivem. Do total, 58 já obtiveram a escritura do lote, enquanto o restante ainda aguarda para assinar a escritura.

Caso do aposentado Pedro Jacomelli Filho, 65 anos e sua esposa Helena, 55. O casal chegou na Vila Camargo há mais de duas décadas, quando havia pouca coisa no local. “Na verdade não tinha nada, era tudo mato. Nem água encanada tinha quando chegamos”, conta ele.

Aos poucos o casal foi investindo na construção da casa, enquanto a cidade crescia ao redor da vila. Hoje eles não trocam o Cajuru por nenhum outro lugar. “Viver aqui é ótimo, a localização é muito boa, temos todo tipo de comércio, banco, farmácia, mercado, serviços da prefeitura, como unidade de saúde, escola, creche e se precisar ir ao centro, também não é longe”, diz Helena.

O casal aguarda a escritura retornar do cartório, para finalmente poderem ser considerados os donos oficiais do lote em que vivem. “Para nós é uma segurança ter este documento em mãos, sem falar que isto valoriza bastante o imóvel. A coisa que eu mais quero é começar a pagar o IPTU, vou pagar com gosto”, brinca o aposentado.

Cajuru V
A chamada vila Cajuru V, formada por 301 lotes, está localizada a dois quilômetros do Jardim Botânico e a seis do Centro da cidade. Ocupada em meados dos anos 90, a exemplo da Vila Camargo, o local também já conta com infraestrutura, comércio e serviços públicos.

O processo de regularização executado pela Cohab em áreas ocupadas irregularmente inclui a aprovação e registro da planta de loteamento, que são feitos compatibilizando duas variáveis: a distribuição das famílias na área e os parâmetros urbanísticos do município.

Para agilizar a aprovação de loteamentos oriundos de ocupações irregulares, a Prefeitura promoveu nos últimos anos mudanças em sua legislação, flexibilizando parâmetros como a largura de ruas e o tamanho de lotes.

A vila Cajuru V teve a planta aprovada e registrada. Das 301 famílias, 46 já obtiveram as escrituras, 44 aguardam o contrato voltar do cartório, 21 estão com a documentação em análise e 190 ainda estão com documentação pendente.

Os moradores que ainda precisam entregar documentação estão sendo convocados para comparecer à sede da Cohab nos dias 14, 15 e 19 de fevereiro.