Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Maestro norte-americano comanda concerto da Camerata Antiqua e Coro da UTFPR

A Camerata Antiqua de Curitiba e o Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) unem-se sob a regência do maestro norte-americano Keith McCutchen para apresentações na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (29) e às 18h30 de sábado (30). Foto: Alice Rodrigues

A Camerata Antiqua de Curitiba e o Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) unem-se sob a regência do maestro norte-americano Keith McCutchen para apresentações na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (29) e às 18h30 de sábado (30).  

O concerto, que integra a temporada 2013 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, acontece no Mês da Consciência Negra e mostra no repertório a influência musical da cultura africana. Serão executadas Jazz Vespers, do próprio MacCutchen, e a composição Aleluia do Messias, de Georg Friedrich Handel, versão do álbum Handel's Messiah: A Soulful Celebration, produzido pelo norte-americano Quincy Jones, compositor, arranjador vocal, trompetista e produtor musical de trilhas sonoras. Quincy alcançou notoriedade como o produtor de dois dos maiores recordistas de vendas de todos os tempos, o álbum Thriller, do ícone pop Michael Jackson, e a canção We Are the World.

Também sobem ao palco, como instrumentistas convidados, o saxofonista Todd Wright, considerado embaixador do jazz na Carolina do Norte (EUA), e o premiado clarinetista brasileiro Jairo Wilkens, que atua em Curitiba e recentemente conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, integrando o Duo Palheta ao Piano, ao lado da pianista Clenice Ortigara.

Notas de repertório

O maestro Keith McCutchen – que também será responsável por comentários sobre o concerto – explica que as Jazz Vespers utilizam as estruturas gerais textuais usadas pelos compositores antigos como Monteverdi, “mas com uma síntese de linguagens harmônicas que adotei como resultado de minha experiência em vários gêneros de coral, idiomas jazzístico, literatura de piano e música orquestral dos séculos 19 e 20, bem como as diversas tradições folclóricas e afro com as quais cresci e continuo a desenvolver”, enfatiza.

A linguagem harmônica e as diferentes formas de composição de jazz moldam os vários movimentos, embora o maestro ressalte que o uso moderno do termo Jazz Vesper significa uma performance de jazz, sem qualquer aplicação do texto nem da estrutura formal do serviço de Vésperas da Igreja Católica Romana, Grega Ortodoxa ou liturgias anglicanas. Apesar disso, a música jazzística tem sido adaptada com sucesso, dentro da estrutura de um serviço litúrgico. A abertura utiliza o tradicional versículo das vésperas, seguida por conjuntos de Salmos que contêm pedidos de oração pela paz e pela justiça. 

A obra coloca o Salmo 139 em estilo de balada lenta, seguida por um verso de hino coral de vozes masculinas e, na sequência, o coro completo. Na continuação, um anúncio em estilo de moteto do texto pelo coro, interagindo com a improvisação dos músicos. A configuração do Magnificat (Lucas 1:46-55) começa com o uso de formas de melodias do jazz convencional dos anos 30 e 40, em clima agitado, até que as palavras são transportadas para uma valsa em tempo de jazz.

O concerto termina com uma reinterpretação muito popular do Messias de Handel, registrada por Quincy Jones de modo superlativo, em álbum de 1992. O The Soulful Messiah mistura as vozes originais concebidas por Handel com acompanhamentos Gospel e Soul. O álbum recebeu o Prêmio Grammy, em 1992, de melhor disco contemporâneo Soul Gospel Album.

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sob a regência de Keith McCutchen (Estados Unidos)
Datas e horários: dia 29 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, e dia 30 de novembro de 2013 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)