Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Livro fala da imigração francesa no Paraná

O prefeito em exercício Tito Zeglin participou na noite desta terça do lançamento do livro Os franceses no Paraná, de Maí Nascimento e Maria Thereza Brito de Lacerda. O lançamento foi no Palácio da Liberdade, antigo Paço Municipal. Curitiba, 17/11/2010 Foto:Rogerio Machado/SMCS

O prefeito em exercício Tito Zeglin participou na noite desta terça do lançamento do livro Os franceses no Paraná, de Maí Nascimento e Maria Thereza Brito de Lacerda. O lançamento foi no Palácio da Liberdade, antigo Paço Municipal.

Em 214 páginas, o livro relata a imigração francesa no Estado. "É um livro que valoriza a importante contribuição que os imigrantes franceses trouxeram para o Paraná", disse Tito Zeglin.

A ideia de lançar o livro surgiu da reedição de um boletim informativo da Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba. "Em Curitiba, por exemplo, é possível perceber a presença dos franceses no portão de entrada do Passeio Público, na arquitetura do Castelo do Batel, em algumas janelas e varandas do Paço Municipal, diversos restaurantes que comercializam pratos franceses, chocolaterias, nomes de edifícios, escolas de idiomas e mesmo colégios convencionais que, no passado, ensinavam o francês como segunda língua", diz Maí.

O primeiro registro de franceses em território paranaense é do século XVIII, quando alguns piratas chegaram a Paranaguá, no litoral. No século XIX, começou a colônia Dr. Faivre, à beira do rio Ivaí, onde hoje é o município de Cândido de Abreu.

Atualmente, há cerca de seiscentas famílias descendentes de franceses no Paraná. Em 2005, foi o ano do Brasil na França. E em 2009, foi o ano da França no Brasil.