O programa Linhas do Conhecimento, que leva crianças e estudantes para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em parques, praças, museus, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade, atingiu a marca de 300 mil participações de curitibinhas desde seu lançamento, em 2017.
São 137 rotas diferentes que proporcionam diversas opções de aprendizado e cultura aos participantes, com conteúdos que permeiam todo o currículo da rede municipal de ensino.
“A intenção do Linhas é fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o amor à cidade e o pertencimento”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Terra de todas as gentes
Com o Linhas do Conhecimento, os estudantes aprendem história, cultura, geografia, meio ambiente, entre outros temas, em sala de aula e fora dela. Um exemplo é o Memorial Ucraniano, que recebeu estudantes da rede municipal na última quarta-feira (8/11).
Eles aprenderam sobre a cultura eslava, trazida pelos imigrantes ucranianos, como as pêssankas, os ovos coloridos à mão e artisticamente decorados.
Inaugurado em 1995, o memorial, que fica no Parque Tingui, é uma homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ucranianos ao Estado do Paraná. O monumento principal é uma réplica da igreja ucraniana do Arcanjo Miguel, no município de Mallet (sudeste do Estado), uma das mais antigas do país.
“Foi a primeira vez que vim aqui neste parque. Achei bem interessante, aprendi várias coisas, vi os quadros no memorial, e a natureza chama a atenção, tem as araucárias, os esquilos”, contou Paulo Henrique Ramos, da Escola municipal Maria Neide Gabardo Betiatto (Bairro Novo).
SAIBA MAIS sobre essa atividade no site.
Novas rotas
Este ano, o programa passou a ofertar novas opções de rotas, como o Espetáculo A sinfonia da floresta na Associação Viking, a Orquestra de Mulheres no Auditório Regina Casillo e o Museu do Expedicionário.
O Museu do Expedicionário é um dos mais completos museus temáticos brasileiros sobre a II Guerra Mundial, possuindo em seu acervo uma ampla quantidade de documentos, fotografias, mapas e ilustrações, além de peças de outras nações envolvidas no conflito.
A praça onde está localizado o museu é famosa na capital por ter um carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt em exposição.
CLIQUE AQUI para ver os e-books do programa.