<P align=left>Motoristas que passam pela antiga BR 116 poderiam — não fossem placas informando que ali está sendo construída uma avenida urbana — se surpreender ao encontrar, na rodovia, trechos de ciclovia, calçadas, passeios, canteiros de grama, pistas com três faixas de tráfego, meio fios e pavimentação nova. É que a BR, testemunham operários e moradores do entorno, está cada dia menos parecida com uma rodovia.</P>
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<DIV align=left><STRONG><FONT color=#006600><A href="http://www.linhaverde.curitiba.pr.gov.br">Visite o site da Linha Verde</A></FONT></STRONG></DIV></LI></UL>
<P align=left>"Isto aqui já mudou muito", afirma Isidoro Dubick, ciclista e vidraceiro aposentado, enquanto acompanha, no Capão Raso, a pavimentação dos primeiros trechos da ciclovia da Linha Verde, a avenida que a Prefeitura está construindo na antiga BR 116.</P>
<P align=left>"Antes eu costumava ir até Almirante Tamandaré e Quatro Barras de bicicleta, mas depois foi ficando impossível, porque o trânsito foi ficando muito pesado. Agora, pelo menos, teremos um bom trecho de ciclovia para andar com segurança nesta região", diz ele. </P>
<P align=left>A ciclovia da Linha Verde terá seis quilômetros de extensão e largura média de 2,5 metros, considerada excelente por Isidoro que diariamente passa de bicicleta pelo meio das obras, no bairro Fanny.</P>
<P align=left>Um pouco mais à frente, Abdias Nogueira acompanha, de sua cadeira de rodas, o ir e vir de máquinas e homens que trabalham nas obras da nova avenida. Abdias mora numa rua próxima, a Leonel França, que também foi revitalizada pela Prefeitura, e dispensa aos operários um tratamento de vizinho.</P>
<P align=left>"Eles estão todos os dias por aqui, são muito atenciosos com os moradores e a gente tem que ajudar no que pode para esta obra ficar pronta o quanto antes", afirma. Abdias, contam os operários, está sempre pronto para oferecer um copo de água fresquinha se alguém quiser.</P>
<P align=left>"Estou vendo que por aqui já começaram a fazer calçadas, como fizeram na frente da minha casa, na Leonel França. Ficou muito bom e aqui acho que vai ficar excelente", afirma, movimentando-se com destreza apesar do tráfego intenso de caminhões no retorno em frente ao Posto Brasília. "Para quem precisa de uma cadeira de rodas como eu, esta calçada será um paraíso", comemora. </P>
<P align=left>Em vários trechos há calçadas praticamente prontas, com meio fio, recuos, passeios em faixas de asfalto e até grama plantada, criando um cenário de contraste com as obras na pista em frente, onde máquinas fazem terraplenagem, socam o solo, espalham asfalto, cimento e concreto.</P>
<P align=left>Do ponto onde costuma passar um bom tempo diariamente, Abdias observa o movimento no retorno em frente ao Posto Brasília, um dos pontos mais perigosos no trecho urbano da BR 116 que também está com os dias contados. Desde sábado (6), o retorno na pista sentido Norte-Sul, em frente ao Posto Brasília foi fechado ao trânsito e não será reaberto. Ali vai ficar a Estação Santa Bernadethe, uma das oito estações de transporte da Linha Verde e que terá pontos de travessia segura para pedestres e veículos. </P>
<P align=left>As obras para implantação dos acessos à estação Santa Bernadethe começam nesta semana. Em outro ponto, nas proximidades do viaduto que liga a rua Francisco Derosso à avenida Brasília, já começaram as obras nos acessos à Estação Xaxim, por onde vão passar também vários ônibus que hoje passam sobre o viaduto, melhorando o trânsito na região. </P>
<P align=left>Novas pistas estão funcionando em vários trechos da Linha Verde. Em alguns pontos elas servem como desvio ao leito central da rodovia onde vão funcionar as canaletas do expresso, que estão sendo pavimentadas com concreto. Em outros pontos, pistas de acesso aos bairros e ao comércio local, estão em plena operação.</P><B>
<P align=left>Galerias - </B>As obras se estendem ao longo de nove quilômetros da antiga BR. No Hauer, atraem a atenção de quem passa os trabalhos, já em etapa final, de implantação da galeria celular de 570 metros de extensão que vai absorver toda a água da região, acabando com cheias e água na pista em dias de chuva. Blocos de concreto de galeria celular também estão sendo colocados sobre o rio Guaira. </P>
<P align=left>Nesta região, no Hauer, vai ficar a Estação Marechal e um pouco mais adiante já se pode perceber o novo trecho da rua Anne Frank, no Prado Velho. A rua, que terminava a duas quadras da BR, no Hauer, agora vai chegar á rua Aluizio Finzetto, via rápida de acesso ao centro, no Prado Velho.</P>
<P align=left>A Linha Verde, na etapa em obras, vai passar pelos bairros Jardim Botânico,Guabirotuba, Hauer, Xaxim, Pinheirinho, Capão Raso, Parolin, Novo Mundo, Fanny e Prado Velho.</P>
<P align=left>São 9,4 quilômetros de uma moderna avenida que vai abrigar também o sexto corredor de transporte. A Linha Verde, neste trecho, terá oito estações de transporte, seis quilômetros de ciclovia, parque com 21 mil metros quadrados e novo paisagismo, iluminação e sinalização. Iniciadas em janeiro deste ano as obras ficarão prontas no primeiro semestre de 2008. O investimento da Prefeitura nesta primeira etapa é de R$ 121 milhões, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.</P>