Avenida que atende como espinha dorsal do tráfego dos bairros Parolin, Guaíra, Lindóia e Fanny, a Presidente Wenceslau Braz está passando, desde o dia 15 de junho, por obras de pavimentação. Nesta primeira etapa, o asfalto novo tomou conta do trecho de 2.435 metros entre a Avenida Santa Bernadethe e a Rua Antônio Bariquelo, no sentido Portão-Hauer, e os serviços estão sendo concluídos nesta quarta-feira (8/7), quando também foram vistoriados pelo prefeito Rafael Greca.
“Inspecionamos as obras de requalificação da grande Avenida Wenceslau Braz, ligação entre os bairros Portão, Parolin, Lindóia, Guaíra, Fanny, Hauer e acesso à Linha Verde. Eixo importante a unir as regionais Portão/Fazendinha com Pinheirinho e Boqueirão e por onde passam quatro linhas de ônibus”, disse Greca.
O prefeito acompanhou ainda as implantações de lombada e travessia elevada na avenida.
“Na porta da escola que leva o nome de Dom Ático Euzébio da Rocha, antigo arcebispo de Curitiba, também estamos fazendo uma travessia elevada para garantir a estudantes e professores ir e vir com segurança ao atravessarem a avenida quando a vida voltar ao normal”, observou Greca.
Após o período de cura do novo pavimento e em dias sem o registro de chuva, pois é preciso que o piso esteja seco, será feita a nova sinalização horizontal da avenida. Os motoristas devem manter a atenção, trafegar em velocidade reduzida e respeitar a sinalização vertical, caso das placas dispostas nas margens da via.
Nova etapa
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a nova etapa de serviços na Avenida Presidente Wenceslau Braz será iniciada nos próximos dias e irá acontecer no sentido Hauer-Portão.
“Pelo nosso planejamento, iniciaremos a segunda fase de obras na Wenceslau Braz dentro de quatro semanas. Serão requalificados mais 2.360 metros no trecho entre a Rua General Zenon Silva e a Avenida Santa Bernadethe”, apontou Rodrigo Rodrigues.
Além de funcionar como ligação entre bairros, a Wenceslau Braz atende quatro linhas do sistema de transporte coletivo de Curitiba. As linhas de ônibus que trafegam pela avenida em obras são a 602 Circular Sul (sentido anti-horário), 502 Circular Sul (sentido horário), 661 Lindóia e 662 Dom Ático.
Fiscalização
Como acontece em todas as obras de pavimentação, a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou também nesta quarta-feira (8/7) a fiscalização da qualidade do novo pavimento da Avenida Presidente Wenceslau Braz. O processo de verificação consiste na retirada aleatória e análise de porções da camada de asfalto.
Com a ajuda de uma serra elétrica, é cortada a amostra do pavimento. Pela amostra é apurada a qualidade da massa asfáltica, a espessura das camadas aplicadas para compor o novo piso da via e o grau de compactação do pavimento requalificado.
Mais de 400 km
A obra na Avenida Presidente Wenceslau Braz faz parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, iniciado em 2017 pela gestão Rafael Greca e que alcançou até hoje a marca de 749 ações de pavimentação em 657 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.
A extensão total de novo asfalto dentro da cidade já atingiu 403.852 metros, o equivalente à distância entre Curitiba e São Paulo. São 729 serviços entregues (381.962 metros) e mais 20 em andamento (21.890 metros).