Uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, através do Programa Liceu de Ofícios, e o Instituto Zonta vai permitir a oferta de cursos de qualificação profissional de trabalhadores. O anúncio da parceria foi feito na tarde desta quinta-feira (19) pela vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.
Os cursos começam em três meses, com duração de 160 horas de aula, divididas entre parte teórica e prática. As vagas serão oferecidas para a comunidade.
“Pretendemos formar 1.325 alunos em um ano, suprindo a demanda do mercado de trabalho”, disse Mirian.
Para o presidente do Instituto Zonta, Joanir Zonta, é preciso trabalhar para a qualidade de vida da sociedade. “Quando uma pessoa melhora o lado profissional, ela consegue um bom emprego e tem uma vida familiar mais saudável”, disse Zonta.
A Prefeitura de Curitiba entra com a infraestrutura dos Liceus (laboratório de gastronomia e administração dos alunos) e o Instituto Zonta com professores e material para as aulas.
“O mercado está carente de mão de obra qualificada”, disse o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC) Celso Luís Gusso, presente no encontro.