Na próxima segunda-feira (15/7), 168 alunos do programa Liceu de Ofícios e Inovação, na Regional Tatuquara, vão concluir as seis primeiras turmas dos cursos profissionalizantes itinerantes da Prefeitura. Durante três semanas, trabalhadores em condição de vulnerabilidade frequentaram aulas gratuitas de panificação/doce, costura industrial e mecânica de motocicletas.
Parceria da Fundação de Ação Social (FAS), da Agência Curitiba e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o programa Liceu de Ofícios e Inovação segue o conceito do Vale do Pinhão de levar inovação, emprego e renda para toda a cidade. Carretas e contêineres equipados do Sistema Fiep/Senai funcionam como salas de aulas teóricas e práticas para os três cursos com carga horária de 60 horas (cada).
O superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, contou que, na próxima terça-feira (16/7), mais seis turmas com 168 alunos começam os cursos de panificação/doce, costura industrial e mecânica de motocicletas na Regional Tatuquara. “As turmas, pela manhã, tarde e noite, já estão completas e temos pessoas inscritas para as seguintes, que ocorrerão durante o mês de agosto”, observou ele.
Depois da Regional Tatuquara, os cursos itinerantes do programa Liceu de Ofícios e Inovação serão levados, em setembro, para a Regional Bairro Novo (Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará).
Negócio próprio
O pedreiro Sidnei da Silva, 42 anos, frequentou durante três semanas as aulas da noite de panificação/doce e já faz planos de abrir o próprio negócio. “Moro no Campo do Santana e acho que tem espaço para eu poder abrir minha padaria”, avaliou ele, que está enfrentando dificuldades de trabalhar com pedreiro autônomo e quer mudar de área.
A aposentada Maria Soares, 67 anos, está planejando comprar a própria máquina de costura, após frequentar as aulas gratuitas de costura industrial.
“É um curso maravilhoso e tudo é de graça. Só com minha aposentadoria está difícil viver. Espero poder abrir um pequeno ateliê de costura e fazer trabalhos para a vizinhança”, disse a moradora do Tatuquara.
Desempregado há um ano, Gabriel Vanelli, 19 anos, não fez apenas um, mas dois cursos itinerantes do Liceu de Ofícios e Inovação ofertados na Regional. “Estou terminando as aulas de panificação e mecânica de motocicletas. Acho as duas áreas muito legais e podem me dar uma chance de trabalhar”, explicou.
Qual das áreas ele pretende seguir? “Gosto mais de trabalhar com pães e doces. Se puder, vou buscar um emprego na área ou abrir minha própria panificadora”, afirmou o jovem que mora com a família no Tatuquara.