Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Gestão pública

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável será levado à RMC

Na última quarta feira (22) o prefeito Rafael Greca recebeu o convite para ampliar os trabalhos do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável para os 29 municípios da região metropolitana de Curitiba. - Na foto, Rafael, com a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira e Hélio Bampi, vice-presidente da Fiep. Curitiba, 22/03/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Na última quarta feira (22), o prefeito Rafael Greca recebeu o convite para ampliar os trabalhos do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável para os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O convite foi aceito pelo prefeito e pelo vice-presidente do Pró-Metrópole e vice presidente da Fiep, Hélio Bampi.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável faz parte da Comunitas e é uma aliança de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. O programa já entregou importantes resultados em diversas cidades brasileiras, dentre elas, Curitiba. Na cidade, foram desenvolvidas frentes de trabalho com foco no equilíbrio fiscal e, também, no planejamento estratégico de longo prazo Curitiba e região metropolitana.

Replicar conhecimentos

Para capturar as experiências já articuladas pelo programa Juntos e facilitar o diálogo entre as prefeituras, a Comunitas lançou uma plataforma digital. Com ela, todo o material produzido está sendo consolidado e colocado à disposição dos gestores públicos brasileiros, de forma interativa, com a possibilidade de inserir questionamentos e assistir a vídeo-aulas. Para acessar essa plataforma o link é http://juntos.plurall.net//user/login.

De acordo com a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, em 2017 a rede do programa Juntos se expandiu e passou a atuar em 15 cidades brasileiras, atingindo mais de 24 milhões de cidadãos. "Com o fechamento deste primeiro ciclo, colecionamos experiências, na vasta maioria bem-sucedidas. Nos preocupamos desde o início em sistematizar essas experiências para que elas fossem instrumento para replicabilidade, o que resultou na nossa biblioteca de cartilhas", disse ela. "Percebemos que, para ampliarmos o programa e chegarmos a ainda mais cidades disseminando o conhecimento gerado, precisaríamos ter a tecnologia como aliada, assim nasceu a plataforma Rede Juntos. E será dessa forma que atuaremos na Região Metropolitana de Curitiba e, também, em diversas cidades que possuem o interesse em utilizar a metodologia da Comunitas na gestão e replicar as boas práticas obtidas em nossa rede.”