Ir para o conteúdo
43ª Oficina de Música de Curitiba

Junto com o MPB4, Vocal Brasileirão comemorou três décadas de história

Brasileirão 30 Anos com Orquestra à Base de Sopros e MPB4. Curitiba 14/01/26. FOTO: Luiz Pacheco/FCC


O Guairão se transformou em uma verdadeira festa em celebração aos 30 anos do Vocal Brasileirão na quarta-feira (14/1). O grupo recebeu a Orquestra à Base de Sopro e o quarteto MPB4 em uma noite emocionante e nostálgica, que trouxe canções marcantes da trajetória do Brasileirão e também arranjos inéditos, criados especialmente para o show na 43ª Oficina de Música de Curitiba.


A apresentação encheu os três setores do auditório de fãs que celebraram a beleza e a diversidade da música popular brasileira.


Vocal Brasileirão completa 30 anos de existência

O Vocal Brasileirão foi criado e idealizado pelo regente e arranjador Marcos Leite em 1996, que permaneceu à frente do grupo até 2001. No período de 2002 a 2005, foi conduzido por Reginaldo Nascimento, e desde 2006, conta com a direção artística de Vicente Ribeiro.


O extenso repertório do Brasileirão traz canções de artistas consagrados como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Milton Nascimento e Tom Jobim. Todos os cantores são solistas, então o público pode ouvir, além do conjunto das vozes, os timbres particulares de cada integrante.


Com um som original, o Vocal Brasileirão conquistou um lugar de destaque na cultura curitibana e recebeu quatro vezes o prêmio “Saul Trumpet”, como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná.


Colaboração com MP4

A convite do Brasileirão, um dos grupos mais respeitados da história da música brasileira, o MBP4, também marcou presença no Teatro Guaíra. Em um encontro raro, o quarteto composto por Aquiles, Dalmo, Pauleira e Miltinho fez uma participação especial durante as músicas novas apresentadas pelo Vocal.


A 43ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, patrocínio da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e Itaú Laranjinha. Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal.