Cerca de 300 jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos que residem nos bairros da Regional Bairro Novo (Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará), são esperados para a Audiência Jovem programada para o próximo dia 16 de agosto, na Colégio Estadual Benedito João Cordeiro.
A moçada vai se debruçar sobre uma série de temas da atualidade, principalmente sobre as necessidades que os jovens mais enfrentam na sociedade moderna.
O evento é preparatório para a conferência Jovem, prevista para acontecer no período de 18 a 20 de outubro em Curitiba.
De acordo com Elaine Cristina Borba dos Santos, coordenadora de projetos da Assessoria da Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), é uma oportunidade única para o jovem se manifestar sobre a realidade do local onde vive.
“É como se fosse o Fala Curitiba, mas a diferença é que jovem vai poder se expressar da maneira dele, na linguagem dele. E assim expor as suas necessidades e da comunidade onde ele está inserido”, explicou.
Serão convidados a participantes estudantes das escolas estaduais da Regional Bairro Novo, participantes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de grupos de jovens da comunidade.
Serão apresentados aos jovens cinco temas macro, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Juventude, que serão divididos em temas menores.
São eles: Cidadania (participação social e política, representação juvenil); Educação (profissionalização, trabalho e renda); Diversidade (igualdade, liberdade de expressão e comunicação); Saúde (meio ambiente, desporto e lazer), e (Segurança pública, justiça, território e mobilidade).
Para facilitar o andamento dos trabalhos, os participantes serão divididos em grupos e cada um deles terá um moderador.
“Serão apresentados problemas cotidianos a estes grupos e eles vão tentar resolver. Muitos vão se identificar por compartilharem da mesma realidade”, adiantou Elaine.
A coordenadora de projetos da Smelj define a Audiência Jovem como uma grande oportunidade. “Será passado aos jovens que eles têm direitos a várias coisas, além de uma série de serviços municipais que podem contribuir com sua formação”, disse.
Elaine Cristina citou como o exemplo os cursos disponíveis nos liceus de ofícios e pela Fundação de Ação Social (FAS), os serviços de saúde na palma da mão, através do aplicativo para celular Saúde Já. “Existem uma série de oportunidades que o município oferece que contemplam o jovem e sua família. Vamos tratar de tudo isso na Audiência Jovem”, garantiu.
No final das discussões, um relator informa o que o grupo entendeu sobre cada tema. As demandas serão repassadas para a administração regional, que toma conhecimento e encaminha as demandas para as respectivas áreas.
Audiência Jovem Bairro Novo
Data: 16/8
Hora: 8h
Local: Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro
Endereço: Rua Eurico Zytkievtz, 143 - Sítio Cercado