Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Juventude em ação

Jovens colocam a mão na massa e produzem conteúdos em capacitação audiovisual

Capacitação abordou fotografias, vídeos, edição e elaboração de roteiros. Curitiba, 09/10/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O Centro da Juventude Eucaliptos, no bairro Alto Boqueirão, recebeu nesta quinta-feira (9/10) uma atividade de capacitação audiovisual, que abordou enquadramento de vídeos, uso de aplicativos de edição, elaboração de roteiros simples, formas de compartilhamento adequado do material, além de orientações práticas sobre fotografia.

A oficina envolveu agentes da cidadania e jovens atendidos pela Regional Boqueirão. Realizado em parceria com a equipe de comunicação da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a ação tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e dar visibilidade às ações desenvolvidas nos Cejuvs.

Juventude participativa

Além de auxiliar a produção para mídias digitais, os jovens foram instruídos em voltar os olhos para conteúdos que podem ser feitos nos Centros da Juventude. A orientadora da capacitação da comunicação da Smelj, Laura Pereira, comentou como a oficina tem em vista toda a comunidade.  

“A gente quer mostrar mais dos ambientes dos Cejuvs. Com os jovens produzindo esses conteúdos, os projetos e ações feitos aqui são mais valorizados e atingem os agentes da cidadania e toda a população da regional”, explicou.

A capacitação busca a aproximação da comunidade dos projetos realizados e reforça a importância da ética e do cuidado na produção de conteúdos como multiplicadores de informação e cultura. Na última quinta-feira (2/10), foi a vez do Centro da Juventude Audi União receber as dicas e instruções.

Agente da cidadania, Maria Luiza Rosa, de 15 anos, sempre gostou da área da comunicação e quer mostrar as atividades dos Cejuvs para os outros. “É importante a gente gravar sobre o que acontece nos Centros da Juventude para que o resto das pessoas saiba o que dá para fazer aqui. Minha prima já trabalha com essas coisas e eu acho muito legal, penso em talvez seguir por essa área”, comentou.

Agentes da Cidadania

O serviço Agentes da Cidadania é uma oportunidade para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos participarem de ações promovidas pelos Centros da Juventude. Os Cejuvs oferecem atividades de esporte, lazer, cultura e cidadania em regiões com maior vulnerabilidade social. A função do agente é atuar junto à comunidade, fortalecendo o protagonismo juvenil e a formação pessoal, profissional e política.

Podem utilizar esse serviço adolescentes e jovens residentes em municípios com Centros da Juventude implantados ou em municípios atendidos pelo Programa Centros da Juventude, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Para ser um agente da cidadania é preciso ter a idade exigida, demonstrar interesse em participar e apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania. Além disso, ter renda familiar per capita menor ou igual a 1 salário mínimo, estar inscrito no Cadastro Único, estar vinculado a atividades dos Cejuvs e ter disponibilidade de 10 horas semanais. Em caso de idade escolar, é preciso estar matriculado.

Serviço

Centro da Juventude Eucaliptos – R. Pr. Antônio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão
Centro da Juventude Audi União – R. João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba