Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em Pato Branco

Delegação de Curitiba embarca para a disputa de mais uma edição dos Jogos da Juventude

Delegação de Curitiba embarca para a disputa de mais uma edição do JOJUPS. Curitiba, 09/10/2025. Foto: Divulgação/SMELJ

Com uma das maiores delegações do Estado, Curitiba embarcou nesta quarta-feira (9) para disputar a fase final da 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), em Pato Branco.

A delegação de Curitiba se destaca não apenas pelo número expressivo de participantes, cerca de 300 pessoas entre atletas, técnicos, auxiliares e servidores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mas também pela qualidade técnica e ampla presença nas modalidades coletivas e individuais.

Para o diretor de Esporte da Smelj, José Netto, a presença maciça da capital é resultado do trabalho contínuo de incentivo ao esporte:

“Chegar à fase final dos JOJUPs 2025 é o reflexo do talento, da dedicação e do espírito coletivo que movem nossa delegação de Curitiba. Que cada atleta entre em quadra com orgulho de representar nossa cidade e a certeza de que o esporte transforma vidas. Agradecemos ao prefeito Eduardo Pimentel pelo apoio constante ao desenvolvimento do esporte”, afirmou Netto.

Em 2025, os JOJUPs reúnem 307 municípios e somam 867 equipes inscritas. No total, 16,7 mil pessoas participam do evento, a maior edição de toda a história dos jogos.

Os Jogos da Juventude do Paraná são voltados a estudantes de 14 a 17 anos das redes pública e privada de ensino, com o objetivo de incentivar a prática esportiva escolar e contribuir para o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens.

As fases finais serão realizadas em duas etapas em Pato Branco: de 10 a 12 de outubro e de 17 a 19 de outubro, reunindo os melhores atletas do Estado.

No primeiro fim de semana de competições (10 a 12 de outubro), a capital será representada em handebol, vôlei, basquete e futsal masculino, além das modalidades individuais de ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa e xadrez. Ao todo, serão 180 competidores de Curitiba.

As equipes curitibanas são formadas por clubes da capital, escolas estaduais e particulares, além de atletas do programa Escola + Esporte = 10, desenvolvido pela Smelj, que promove a iniciação esportiva e a descoberta de talentos dentro das escolas.