O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin, recebeu na tarde desta quarta-feira (17/12), em seu gabinete, o jovem empreendedor Olavo de Araújo Costa Junior, o Junior, fundador da Vor Down Doces. Aos 30 anos, Junior, que tem síndrome de Down, é exemplo de empreendedorismo inclusivo: além de produzir brigadeiros gourmet, ele faz pessoalmente as entregas, fazendo do seu trabalho uma importante mensagem de autonomia, superação e valorização da diversidade.
No encontro, o confeiteiro Junior, como gosta de ser chamado, estava acompanhado do cunhado Pablo Debona e compartilhou sua trajetória, que começou em abril, de forma simples, vendendo doces na saída de escolas para juntar recursos e realizar o grande sonho. Junior quer estudar inglês em Los Angeles, nos Estados Unidos.
“Você e o seu trabalho são uma inspiração para todos nós. Conte com o município para apoiar e divulgar o seu talento”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. “O trabalho do Junior mostra que inclusão de verdade é aquela que gera oportunidades, autonomia e reconhecimento do talento de cada pessoa”, completou o prefeito.
Viagem dos sonhos
Junior se tornou um símbolo de inclusão e inspiração nas redes sociais e em eventos da cidade. A documentação necessária viajar aos Estados Unidos já foi conquistada e agora o confeiteiro planeja os investimentos para o curso.
Com o apoio da irmã Luciana, o doceiro criou um perfil @vordowndoces nas redes sociais e passou a percorrer empresas e espaços públicos da cidade com dedicação, perseverança e dois objetivos: comercializar seus produtos e incentivar o empreendedorismo inclusivo que ele gosta de denominar “inclusão com propósito”.
“Que bom que você me apresentou o seu trabalho pelo Instagram. Seus doces são lindos e muitos gostosos”, disse Paula Mocellin ao destacar o protagonismo do confeiteiro. Além da produção e do cuidado com a apresentação dos doces, Junior sabe como divulgá-los. “Eu sou um confeiteiro e quero te mostrar os meus doces”, começa Junior, para apresentar o seu trabalho.
“Eu torço por Curitiba e fiquei muito feliz em conhecer vocês, de ser recebido na Prefeitura”, disse Junior.
Chocolates especiais
As caixas de doces da Vor Down Doces chamam atenção pelo capricho. Os brigadeiros são feitos com ingredientes frescos e variados como chocolates especiais, castanhas, nozes, amêndoas e frutas. Os valores variam conforme os ingredientes usados.
A apresentação cuidadosa, com doces bem decorados e embalagens delicadas, são marcas do cuidado do Junior que, além de vender seus doces, quer abrir caminhos. Ele defende o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e aos espaços públicos, mostrando com o seu trabalho o potencial de quem quer empreender e ser protagonista da própria história.
Quem prova os doces, que tem contato com o Junior empreendedor, fica também convidado a divulgar o trabalho e a fortalecer a valorização da inclusão de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre a Vor Down Doces ou fazer encomendas, basta acessar o site www.vordowndoces.com.br ou o perfil @vordowndoces.