Um grupo de jovens floristas reservou um tempo desta segunda-feira (12/5) para homenagear os profissionais de saúde com a entrega de flores. A iniciativa partiu de Rajiv França, pernambucano que há dois anos vive em Curitiba e frequenta o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.
A data foi escolhida porque em 12 de maio são comemorados o Dia da Enfermagem e o Dia Internacional do Profissional da Saúde.
“Eu tive essa iniciativa por frequentar constantemente as unidades de saúde e observar como os profissionais estão sempre disponíveis para ajudar o próximo”, disse Rajiv, pronto para levar sorrisos e flores para aqueles que trabalham no SUS Curitibano.
Rajiv analisa que nem sempre os profissionais de saúde têm o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem e que a decisão em atuar na área só é possível para aqueles que estão dispostos a cuidar do outro, muito mais do que apenas exercer uma função para ter seu sustento financeiro.
“A trajetória de quem escolheu a saúde como trabalho é árdua, depende de muito estudo e dedicação. Por isso eu quis ressignificar a flor, porque todo mundo que recebe uma flor sorri e é tomado por uma emoção. Eu quis trazer essa emoção a essas pessoas que se esforçam e se doam pelos outros, como forma de agradecimento”, declarou.
No cartão entregue com as flores, o texto destacava o agradecimento: “Obrigada por seu ato tão nobre de dedicar a sua vida a cuidar do próximo”.
Homenageados
A enfermeira Ester Ribas, autoridade sanitária da US Ouvidor Pardinho, recebeu um buquê de flores e falou sobre o significado da homenagem.
“Trabalhamos todos os dias pelos nossos pacientes e nos dedicamos de corpo e alma. Receber uma flor representa um carinho sem medida. O dia hoje foi muito especial”, disse emocionada ao levar o grupo de floristas para a entrega em todos os setores da unidade.
O médico Daniel Freitas, responsável pelo tratamento de Rajiv, também recebeu homenagem. “Atitude linda, de gratidão. Estou muito feliz com o reconhecimento”, disse o médico ao receber seu vaso de jacintos, que exalava o perfume doce da flor.
O jovem florista chamou a atenção para o fato de que as pessoas que buscam atendimento de saúde geralmente têm um ar de preocupação, afinal, algo não está bem.
“A gente nunca chega sorrindo, está sempre com um semblante de preocupação. Mas, apesar disso, o profissional, que já atendeu muitas outras pessoas tristes e cabisbaixas, nos recebe com um sorriso no rosto. Então, quando você se depara com uma pessoa dessa, que expressa sua vocação com um sorriso para lhe atender quando você está fragilizado pela enfermidade, isso dá esperança e é motivo mais que suficiente para homenageá-los”, finalizou Rajiv.
Além dele, participaram da entrega de flores Jean Francisco (proprietário da floricultura Francisco Flor, que forneceu as flores), Letícia Baumer, Leidiane Schelbauer e Junior Almeida.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget