Os Jornalistas Mirins da Escola Municipal Francisco Frischmann (Pinheirinho) participaram de uma atividade especial nesta segunda-feira (1/12), em clima natalino. Eles entrevistaram os criadores do Natal da Rua Iluminada da Família Moletta, tradicional evento curitibano no bairro Umbará que se tornou uma das principais atrações do circuito de Natal.
No Estúdio de Mídias da Secretaria Municipal da Educação, Samuel Moletta e Antônio Vani conversaram com os estudantes e contaram sobre os preparativos feitos todos os anos para decorar uma das atrações mais charmosas da cidade.
“Foi muito legal esta entrevista, eu visito a rua todo ano com minha família e não tinha ideia de que dava tanto trabalho”, divertiu-se Julia Victoria, de 10 anos.
“Foi mágico participar desta entrevista”, completou a menina.
Alice Silva participa do projeto Jornalistas Mirins desde o início do ano e também adorou a experiência. “Aprendo muito, são muitos temas diferentes que a gente aborda”, contou Alice.
Antonio Vani disse que adorou conversar com os alunos. “Muito sucesso para vocês, estudem e aprendam bastante”, recomendou Vani.
A rua
Antônio Vani relatou que a decoração na rua teve início em 1996, com poucas lâmpadas e enfeites simples. Ao longo dos anos, a decoração foi aprimorada. Este ano, a Rua Iluminada da Família Moletta traz o tema Universo Medieval, com castelo iluminado, soldados, personagens temáticos e mais de 1,5 milhão de luzes instaladas ao longo do circuito de 300 metros de extensão na Rua Nicola Pellanda, na altura do número 5.962.
O trajeto inclui passarela, gruta, áreas gastronômicas, trilhas temáticas e um show diário de luzes.
O passeio completo dura cerca de duas horas e pode ser feito com toda a família, incluindo animais de estimação. Há estacionamento pago no local.
A Rua Iluminada da Família Moletta poderá ser visitada até o dia 4 de janeiro. O funcionamento será de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 22h30, e nas sextas e sábados, das 19h30 às 23h.
Jornalistas Mirins
Os alunos da rede municipal de ensino de Curitiba contam com diversas atividades pedagógicas diferenciadas que contribuem para o desenvolvimento da comunicação, trabalho em equipe e produção de textos, como os Jornalistas Mirins e a Rádio Escola.
Este ano, 104 escolas aderiram à iniciativa.
Os estudantes simulam o funcionamento de uma redação jornalística, atuando como repórteres, cinegrafistas ou editores, sempre com a orientação de um professor. Eles fazem a cobertura de eventos escolares, entrevistas e editam o material que produzem.
Já na Rádio Escola tem como base a produção radiofônica no ambiente escolar, colaborando na formação de crianças mais atentas e críticas. No caso da Escola Francisco Frischmann, os estudantes produzem o podcast “Frischcast”, já famoso entre a comunidade escolar.
Para o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, essas ações têm um importante papel pedagógico. “Desenvolver habilidades de comunicação e produção textual vai auxiliar, no futuro, a vida profissional de cada um, independente da profissão que escolham”, destacou o secretário.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.